25.5 C
Adamantina
quinta-feira, 4 dezembro, 2025

Delegada de Adamantina participa de visita técnica ao Smart Sampa para conhecer modelo integrado de segurança pública

Sistema de monitoramento de São Paulo pode fortalecer ações de inteligência policial na região de Presidente Prudente

Foto: Cedida/Polícia Civil

Representantes da Deinter 8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) realizaram, em 27 de novembro, uma visita técnica ao Centro de Operações Smart Sampa, na capital paulista, com o objetivo de conhecer o modelo de segurança pública integrada adotado no município de São Paulo e avaliar a possibilidade de implementar soluções semelhantes na região.

A comitiva contou com a participação da delegada seccional de Presidente Prudente, Dra. Iêda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras; do delegado Dr. Rafael Guerreiro Galvão; da delegada assistente da Seccional de Adamantina, Dra. Laiza Rigatto; e do agente policial Andrews Maekus Bratfisch. Eles foram recebidos por Fernanda Bulhões Morgade, diretora Institucional e de Cerimonial da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a pedido do secretário Orlando Morando.

- Publicidade -

Durante a visita, os representantes conheceram a estrutura do Smart Sampa, um ecossistema integrado que reúne quatro empresas privadas e diversas instituições públicas, como a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Guarda Civil Metropolitana, a Defesa Civil, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e as 32 subprefeituras de São Paulo. O modelo, considerado pioneiro, busca ampliar a capacidade de resposta do município por meio de cooperação multissetorial.

Foto: Cedida/Polícia Civil

Inaugurado em 2024, o sistema opera com mais de 40 mil câmeras, próprias e integradas de redes privadas, e atua em três eixos prioritários:

Segurança, com uso de bases de dados como BNMP, Córtex e Muralha Paulista para localizar pessoas procuradas e identificar veículos de interesse;
Localização de pessoas desaparecidas, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos;
Monitoramento de veículos, com identificação automática de restrições e ocorrências.

O Smart Sampa também integra serviços de trânsito, ações das subprefeituras e operações da Defesa Civil, ampliando o alcance do monitoramento urbano. A comitiva conheceu ainda o sistema de drones da Guarda Civil Metropolitana, que dispõe de 23 equipamentos e mais de 700 operadores para ações de monitoramento, operações de segurança, resgate e fiscalização.

A visita permitiu a abertura de canais institucionais para que as Seccionais do Deinter 8 possam requisitar dados e informações do Smart Sampa, mediante difusão via CIP (Centro de Inteligência Policial). O compartilhamento deve fortalecer investigações e atividades de inteligência na região de Presidente Prudente.

Segundo a corporação, a iniciativa integra os esforços para conhecer boas práticas e avaliar tecnologias capazes de aprimorar a prevenção e o combate à criminalidade no interior paulista.

Publicidade