
As duas rodovias estaduais que cortam a microrregião de Adamantina foram avaliadas como boas pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), conforme o ranking de rodovias do Brasil divulgado nesta quarta-feira (17). O levantamento analisou 114.197 quilômetros de vias pavimentadas em todo o território nacional, considerando critérios técnicos como condições do pavimento, sinalização e geometria das vias.
De acordo com a CNT, do total de rodovias avaliadas, 37,9% foram classificadas como ótimas ou boas, índice superior ao registrado no ano anterior, quando esse percentual era de 33,0%. Já os trechos considerados ruins ou péssimos apresentaram redução significativa, passando de 26,6% para 19,1%. As vias classificadas como regulares mantiveram proporção semelhante, subindo de 40,4% para 43,0%.
Na microrregião de Adamantina, a SP-294 foi avaliada considerando a média de seus 331 quilômetros de extensão. O pavimento recebeu classificação regular, enquanto a sinalização foi considerada ótima e a geometria, boa. No detalhamento por trechos, o segmento entre Bauru e Marília foi apontado com boa pavimentação. Já entre Marília e Panorama, a condição do pavimento foi classificada como regular.
Outra rodovia analisada na região foi a SP-425. Ao todo, foram avaliados 384 quilômetros de extensão. No trecho que corta a microrregião, o estado geral da via foi considerado bom, com pavimento variando entre bom e regular. A sinalização recebeu classificação entre boa e ótima, e a geometria foi avaliada como boa. Ambas as rodovias são administradas pela concessionária Eixo SP.

RAPOSO TAVARES LIDERA RANKING NACIONAL
O ranking da CNT também destacou o Oeste Paulista em âmbito nacional. A SP-270 (rodovia Raposo Tavares), no trecho entre Ourinhos e Presidente Epitácio, foi eleita a melhor rodovia do país pelo segundo ano consecutivo. A avaliação integra a 30ª edição da Pesquisa CNT Rodovias.
Os 274 quilômetros administrados pela CART Concessionária de Rodovias ficaram no topo do ranking entre 545 rodovias brasileiras analisadas, dentro do universo de 114.197 quilômetros avaliados. Segundo a CNT, apenas 10% de toda a malha rodoviária nacional atingiu a pontuação máxima nos critérios técnicos adotados pela pesquisa.








