
A cidade de Adamantina foi confirmada como um dos municípios contemplados pelo programa Pontos MIS para o ano de 2026. O anúncio foi feito pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que selecionou ao todo 128 cidades e sete unidades das Fábricas de Cultura para receber o projeto de formação e difusão cultural.
Com a inclusão no programa, Adamantina continuará a contar com um calendário regular de atividades culturais gratuitas. O Pontos MIS oferece sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições fotográficas e cursos de formação em gestão cultural.
O funcionamento prevê que, mensalmente, o programa disponibilize um catálogo de filmes. Cabe ao município selecionar e programar a exibição dessas obras nos espaços culturais da cidade.
Além do audiovisual, o projeto ocupa equipamentos públicos com mostras do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS). As oficinas de capacitação técnica, voltadas para cinema e fotografia, são realizadas de forma presencial.
FOMENTO À PRODUÇÃO LOCAL
O programa também prevê eixos de trabalho voltados ao desenvolvimento de artistas locais. O eixo de “Orientação e Desenvolvimento de Curtas” oferece suporte gratuito e virtual para roteiristas, diretores e produtores aprimorarem seus projetos.
Há ainda a “Residência Pontos MIS”, que seleciona os melhores curtas-metragens produzidos nas oficinas do estado (exceto capital). Os diretores escolhidos participam de uma imersão de uma semana no MIS, em São Paulo, com transporte e hospedagem custeados pelo projeto.
A lista completa dos municípios e os detalhes da programação podem ser consultados no site oficial do programa.








