30.8 C
Adamantina
sexta-feira, 6 fevereiro, 2026

Cerca de 2,5 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de Adamantina

Ano letivo começou na segunda-feira (26) com foco em ensino integral, desenvolvimento socioemocional e capacitação de educadores

Foto: Cedida/Prefeitura de Adamantina

A rede municipal de ensino de Adamantina retomou as atividades escolares na última segunda-feira (26), marcando o retorno de aproximadamente 2.500 alunos às salas de aula da educação infantil e do ensino fundamental.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Beth Meirelles, a educação acompanha as transformações da sociedade e passa por constantes mudanças. “A colaboração entre escola e família ganha grande ênfase, assim como a autonomia e as experiências significativas. Com o aumento das classes em tempo integral nas unidades do ensino fundamental e um novo formato na matriz curricular, estamos na expectativa de uma escola mais viva e participativa”, destacou.

- Publicidade -

Segundo a secretária, ao longo de 2026 o município seguirá investindo na capacitação dos professores, no alinhamento dos projetos pedagógicos e na busca por melhores indicadores de alfabetização, além do fortalecimento do letramento literário e matemático. Ela também avaliou 2025 como um ano positivo, apesar dos desafios enfrentados. “A educação vem se desenvolvendo de forma dinâmica, e a implementação das diretrizes da BNCC, especialmente no que diz respeito à cultura digital e ao pensamento computacional, está cada vez mais presente”, afirmou.

Para este novo ano letivo, Beth ressaltou como destaques o aumento das matrículas em tempo integral, além da integração de ações voltadas à saúde mental, educação emocional e suporte psicológico, com foco no desenvolvimento da empatia. “Esperamos que este ano seja marcado por avanços no desenvolvimento socioemocional, na inclusão e no uso da tecnologia, por meio de projetos que proporcionem vivências significativas. Estamos fortalecendo um acompanhamento pedagógico mais organizado e conectado aos resultados das avaliações”, completou.

Foto: Cedida/Prefeitura de Adamantina

Antes do início das aulas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, na última semana, uma capacitação voltada a cerca de 300 educadores da rede. O planejamento pedagógico do ano letivo teve início com a análise da situação educacional do município, ocasião em que gestores e professores revisitaram indicadores, desafios e avanços da rede municipal.

Durante o período, também foram reorganizados o Regimento Escolar e o Projeto Político-Pedagógico (PPP), documentos considerados fundamentais para orientar as práticas educacionais e fortalecer a identidade da rede. Além disso, os profissionais participaram de uma formação sobre a proposta de Aprendizagem Profunda, metodologia que valoriza a autonomia, a inovação e o protagonismo dos estudantes, utilizando estratégias didáticas que conectam emoção, atenção e retenção do conhecimento.

Para encerrar o ciclo de planejamento, no terceiro dia, os professores retornaram às unidades escolares para organizar os ambientes, revisar materiais e preparar as aulas que serão ministradas aos alunos. “Ações como essas são fundamentais para que nossos profissionais tenham acesso a novas metodologias e para que nossos alunos aprendam cada vez mais e melhor”, concluiu a secretária de Educação.

Publicidade