24.6 C
Adamantina
terça-feira, 3 fevereiro, 2026

Falta de manutenção em áreas públicas gera reclamações em Adamantina

Munícipes relatam descuido com praças e aparecimento de animais peçonhentos em bairros

Situação da praça Alceu Theodoro Jaccoud, no Parque Itamaraty | Foto: Gustavo Amaral/IMPACTO

O acúmulo de mato alto e a falta de manutenção em áreas públicas de Adamantina têm gerado queixas frequentes de munícipes neste mês. O crescimento acelerado da vegetação, impulsionado pelas chuvas e pelas altas temperaturas de janeiro, elevou o risco de aparecimento de animais peçonhentos. No Jardim Itamaraty, uma moradora relatou ter encontrado dois escorpiões dentro de casa apenas nas últimas semanas.

As reclamações são reforçadas por dados históricos. De acordo com o NIES (Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde), nos últimos 10 anos, foram registrados mais de 400 aparecimentos de escorpiões no município. “Já encontramos dois escorpiões dentro de casa desde que começou esse ano”, afirma a moradora do Itamaraty que preferiu não se identificar.

- Publicidade -

A falta de conservação atinge praças e locais de convívio social em diversos pontos da cidade, como no Residencial San Miguel II, afastando famílias desses espaços. Na Vila Jardim, vizinhos da capela Nossa Senhora Aparecida afirmam que a fiscalização de terrenos privados também só ocorre após sucessivas reclamações formais, o que indica uma atuação reativa da administração municipal.

Espaço infantil do Residencial San Miguel II apresenta mato alto | Foto: Gustavo Amaral/IMPACTO

Para tentar suprir a demanda que a Secretaria de Obras e Serviços não consegue atender com equipes próprias, recentemente a Prefeitura de Adamantina publicou a Dispensa de Licitação 01/2026. O objetivo seria contratar uma empresa especializada para realizar roçagem mecanizada em áreas públicas. O processo recebeu propostas até o último dia 20, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Questionada pelo IMPACTO, a Prefeitura de Adamantina informou, por meio da Secretaria de Obras, que o processo de dispensa de licitação para contratação de roçagem mecanizada já tem uma empresa vencedora. A administração prevê a emissão da ordem de serviço para a próxima semana, data em que os trabalhos terceirizados devem começar efetivamente.

Sobre os critérios de limpeza, a Prefeitura afirmou que não há cronograma fixo devido à variação do crescimento da vegetação. A prioridade é definida diariamente por vistorias técnicas, focando em locais com maior concentração de pessoas e “atendendo aos princípios de isonomia e técnica”. Enquanto a empresa não inicia, equipes próprias atuam nos pontos críticos.

CANAIS DE DENÚNCIA

Para moradores que precisam registrar ocorrências imediatas, a Prefeitura indica os telefones da Secretaria de Obras: (18) 3521-1039 ou (18) 3522-4301 (horário comercial), além da Ouvidoria e do Protocolo Digital no site www.adamantina.sp.gov.br.

Situação da praça Alceu Theodoro Jaccoud, no Parque Itamaraty | Foto: Gustavo Amaral/IMPACTO
Publicidade