27 C
Adamantina
domingo, 25 janeiro, 2026

Kickboxing ganha adeptos na região como aliado do corpo e da mente

Modalidade esportiva é para todas as idades e combina resistência física, coordenação e agilidade

TiagoMoreira
Tiago é formado em Educação Física desde 2011 e atua como faixa preta da modalidade desde 2016. | Foto: Gustavo Amaral

A prática do kickboxing tem atraído moradores de Adamantina e Lucélia em busca de condicionamento físico e alívio para o estresse. A modalidade, baseada no combate em pé com uso de punhos e pés, é ensinada na região pelo professor de educação física Tiago da Silva Moreira com uma metodologia voltada à qualidade de vida e adaptada às limitações físicas de cada aluno.

Introduzido mundialmente na década de 1960 como uma combinação do boxe, muay thai e karatê, o kickboxing exige resistência e coordenação. Na região, no entanto, o foco competitivo dá espaço à inclusão. Segundo Moreira, que é faixa preta na modalidade desde 2016 e atua na área desde 2011, a prática é acessível para públicos diversos, com turmas que atendem desde crianças até adultos.

- Publicidade -

A segurança do praticante é prioridade. Antes de iniciar os treinos, o instrutor realiza uma anamnese (avaliação) para entender o histórico esportivo e as condições físicas do aluno. “Se a pessoa tem uma lesão no ombro, eu vou adaptar. Ele vai bater um pouco mais baixo, vamos fazer um fortalecimento para que então consiga aplicar os golpes com a contundência necessária sem se machucar”, afirma Moreira.

Para facilitar o aprendizado, a metodologia utiliza a bagagem esportiva do próprio aluno. O professor usa referências de esportes como futebol ou natação para ensinar a biomecânica dos golpes de luta. “A rotação de quadril e pé é muito importante para não ter uma lesão de joelho. Faço comparações com exercícios que ele já saiba, o que faz com que o aluno entenda mais rápido como executar o golpe sem prejuízo para a saúde”, diz o instrutor.

Os benefícios da prática incluem aumento da força muscular, melhora da coordenação motora e autoconfiança. Diferente do muay thai, que permite o uso de cotovelos e o “clinch” (luta agarrada), o kickboxing foca na fluidez de combinações de socos e chutes em ritmo acelerado, sem imobilização no solo.

Atualmente, Tiago Moreira ministra aulas na Team Moreira, em Lucélia, e na Academia Corpus, em Adamantina. As turmas são divididas por níveis de aprendizado (iniciante, intermediário e avançado), integrando diferentes faixas etárias para promover a socialização.

Publicidade