Prédios públicos do município de Lucélia serão beneficiados com investimentos em eficiência energética por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa é executada pela Energisa Sul-Sudeste e prevê aporte superior a R$ 199,7 mil no município.
Os recursos serão aplicados na instalação de um sistema de energia fotovoltaica e na substituição de 405 lâmpadas convencionais por modelos eficientizados em locais definidos pela Prefeitura. Com as melhorias, a estimativa é de uma economia de 66,49 MWh de energia elétrica por ano, volume suficiente para abastecer cerca de 27 residências mensalmente.
De acordo com a analista de Eficiência Energética da Energisa, Ana Letícia Peres Vinha, o objetivo do projeto é reduzir o consumo de energia e os custos com eletricidade nas gestões públicas, além de estimular o uso de tecnologias mais sustentáveis. A execução das ações ficará a cargo de uma empresa terceirizada contratada pela concessionária, sem custos para o município, com conclusão prevista até o primeiro semestre de 2026.
Além da instalação dos equipamentos, o projeto também contempla ações de conscientização dos colaboradores das unidades atendidas, incentivando o uso racional da energia e a redução de desperdícios.








