
Um pescador amador de 62 anos foi autuado em R$ 2 mil por praticar pesca irregular no Rio Aguapeí, em Lucélia, durante uma ação da Operação Piracema realizada nesta terça-feira (27). A infração ocorreu pelo uso de instrumentos e petrechos não permitidos ou em desacordo com a autorização para a pesca amadora.
No mesmo dia, em outra ocorrência, equipes da Polícia Militar Ambiental apreenderam aproximadamente 40 quilos de peixes e diversos equipamentos utilizados ilegalmente por pescadores que conseguiram fugir ao perceber a aproximação da fiscalização.
De acordo com a Polícia Ambiental, durante patrulhamento às margens do rio, os agentes visualizaram um homem que, ao notar a presença da equipe, correu em direção a uma área de mata. Após buscas a pé, o suspeito foi localizado e admitiu ser o responsável pelas varas de pesca e pelos anzóis de galho instalados no local.
Durante a vistoria, os policiais também encontraram um saco contendo sangue e escamas de peixes, além de uma faca, o que indicava atividade recente de pesca. No entanto, nenhum pescado foi localizado com o autuado.
Diante dos fatos, foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2 mil, com base no artigo 35, parágrafo 1º, inciso II, da Resolução SIMA nº 05/21. A ocorrência será encaminhada à Polícia Civil, por possível enquadramento no artigo 34 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais.
Foram apreendidas três varas de bambu com linha, anzol e chumbada, dois anzóis de galho e uma faca. Todo o material foi recolhido e permanece retido na sede do Policiamento Ambiental de Dracena.










