28.3 C
Adamantina
quarta-feira, 7 janeiro, 2026

Temporal provoca alagamentos em Lucélia e leva à interdição de duas casas por segurança

Defesa Civil interditou imóveis após chuva intensa no município

Casa em Lucélia é alagada após fortes chuvas nesta sexta-feira (2) — Foto: Eduardo Garcia/Arquivo Pessoal

As fortes chuvas que atingiram Lucélia na tarde desta sexta-feira (2) causaram alagamentos em diferentes pontos da cidade e resultaram na interdição de duas residências por questões de segurança. De acordo com matéria publicada pelo portal G1, um dos casos mais graves ocorreu em um imóvel localizado na Rua Senador Queiroz Filho, que foi invadido pela enxurrada por volta das 13h30.

Conforme apurado pelo G1, o morador Eduardo Garcia relatou que o problema é recorrente e estaria ligado à instalação de uma lombada em frente à residência, além da ausência de saneamento adequado na via. Segundo ele, a situação se arrasta há anos e já foi registrada em fotos e vídeos desde 2021. “Foi solicitado a remoção desse quebra-mola, que devido a ele, nossa casa alaga”, afirmou ao G1.

- Publicidade -

Ainda segundo informações da reportagem, dados da Defesa Civil do Estado indicam que, como Lucélia não possui estação meteorológica oficial, são utilizados dados aproximados do município de Adamantina, por meio do CIIAGRO, que apontaram cerca de 30 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

No entanto, em vídeo divulgado pela Prefeitura de Lucélia neste sábado (3), o coordenador da Defesa Civil municipal, Antônio Augusto de Mello Júnior, informou que a precipitação chegou a aproximadamente 100 milímetros em cerca de 30 minutos.

O morador registrou em vídeo o momento em que a água tomou conta dos cômodos da casa. Ao G1, Eduardo explicou que os prejuízos ainda estão sendo avaliados, mas os danos aos móveis já começaram a aparecer, principalmente nos itens fabricados em MDF. Portas, balcões e móveis de uso doméstico entraram em contato com a água e apresentaram sinais de inchaço.

Para minimizar os danos, a família precisou agir rapidamente. “A geladeira também teve contato com a água, tivemos que suspender. Agora vamos ter que aguardar para ver os danos”, relatou o morador em entrevista ao G1. Ele também afirmou que já buscou providências junto aos órgãos públicos, mas que, até o momento, nenhuma solução definitiva foi adotada.

ATUALIZAÇÃO

Em publicação oficial divulgada neste sábado, a Prefeitura de Lucélia informou que a forte chuva causou danos significativos no município. O coordenador da Defesa Civil esteve nos locais afetados realizando vistorias técnicas e, por medida de segurança, duas casas precisaram ser interditadas.

A Defesa Civil municipal segue monitorando as áreas atingidas e prestando apoio às famílias afetadas, priorizando a proteção de vidas, conforme informado pela administração municipal.

Publicidade