19.6 C
Adamantina
segunda-feira, 5 janeiro, 2026

VOX: de empresário a prefeito, a gestão que mudou Parapuã

Gilmar Martins: o legado de uma gestão com propósito

Foto: Nany Carrara/VOX

Gilmar Martin Martins começou a trabalhar cedo, como tantos brasileiros que fazem da determinação o combustível para transformar a própria história. Aos 15 anos, já atuava em um supermercado e, pouco depois, em uma loja. O início modesto daria lugar a uma trajetória marcante, que uniria o mundo dos negócios à vida pública – com resultados que transformaram a cidade de Parapuã, no interior paulista.

“Comecei minha vida profissional muito cedo”, relembra Gilmar. “Trabalhei em supermercado, depois em loja. Fui vendedor, comprador, gerente… daí surgiu a ideia de montar meu próprio negócio”. O negócio, no caso, era uma fábrica de postes, que permanece em atividade há mais de 40 anos. “Sempre gostei de fazer gestão”, ele completa, deixando claro que o espírito de liderança e organização sempre o acompanhou.

- Publicidade -
Foto: Nany Carrara/VOX

Antes mesmo de atingir a maioridade, ele já vislumbrava um caminho no empreendedorismo. “Antes de completar 18 anos, já tinha na minha cabeça a ideia de ser empresário”, conta. Ao longo dos anos, a fábrica foi apenas o começo. Gilmar ampliou sua atuação e adquiriu um posto de combustíveis em Araçatuba, que hoje soma mais de 14 anos de atividade.

Essa vivência no setor privado serviu de ponte para algo maior. Gilmar não era um político de carreira – e justamente por isso foi escolhido para liderar uma mudança na política local. “A partir dessa trajetória no ramo empresarial, acabei por entrar na política, com o apoio de outros empresários, que me deram suporte para o setor público”, explica. “Era consenso que precisávamos mudar a gestão do nosso município, colocando no cargo de prefeito uma pessoa que não era do ramo político”.

Em 2017, assumiu a Prefeitura de Parapuã. A gestão, que se estenderia por dois mandatos, até 2024, enfrentou desafios consideráveis. Gilmar recebeu um município com problemas sérios de infraestrutura e dívidas acumuladas. Mas, com foco, planejamento e disciplina, características que já faziam parte de sua vida empresarial, iniciou um processo de reestruturação que mudou a paisagem da cidade.

“Concluí todas as obras inacabadas e realizei outras novas, entregando um município organizado e sem obras por terminar”, afirma. “Deixei vários convênios assinados que serão transformados em obras importantes para o desenvolvimento da cidade”.

Durante sua gestão, quase todas as vias urbanas receberam recapeamento. “Trabalhamos nos quatro cantos da zona urbana da cidade e também na zona rural”, conta. O olhar de empresário ajudou a imprimir uma nova lógica à administração pública. “Aquilo que aprendi na gestão privada apliquei na gestão pública. Esse foi o diferencial”, explica Gilmar. “Transformei o município de Parapuã em todos os sentidos”.

Mas ele não trilhou esse caminho sozinho. Uma aliada importante foi sua esposa, Salvânia Martins, que teve um papel de destaque na área social. “Ela conseguiu mudar completamente a gestão social, trazendo um atendimento às pessoas jamais realizado em Parapuã”, afirma, com orgulho. Além dela, Gilmar destaca o apoio da família e de sua equipe de secretários como fundamentais para os bons resultados de sua administração.

Foto: Nany Carrara/VOX

Para ele, governar – seja uma cidade ou uma empresa – exige mais que conhecimento técnico. É preciso ter coragem e equilíbrio. “O gestor, tanto na área privada quanto na pública, deve ter planejamento e liderança para enfrentar os problemas do dia a dia”, diz. “Ele deve ter equilíbrio mental e coragem para decidir e também aceitar retroceder quando errar”.

Segundo Gilmar, a chave para uma gestão bem-sucedida está no respeito às pessoas. “O sucesso, em qualquer negócio, exige competência, liderança e respeito. Sempre haverá polarização. Mas, quando se faz uma gestão transparente, honesta e sem perseguição, você jamais vai perder”.

Ao final de seus oito anos como prefeito, além de reeleito, Gilmar conseguiu um feito raro: fez seu sucessor nas eleições de 2024. Um sinal claro de aprovação popular, mas também de que o legado deixado por sua gestão – baseada na competência, no planejamento e no compromisso com o coletivo – ainda deve ecoar por muitos anos em Parapuã.

“O sucesso sempre vem do respeito às pessoas”, ele repete. E, na história de Gilmar Martin Martins, essa frase não é apenas um discurso bonito – é a base de uma trajetória que uniu sonhos pessoais ao progresso de uma cidade inteira.

Publicidade