
O professor de educação física japonês Yudai Tanaka, 22, chegou a Adamantina na última sexta-feira (6) para assumir as aulas do projeto de atletismo do Centro Esportivo Takeshi e Toshie Matsuda, no campo da Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina). Voluntário da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), o especialista em salto em distância permanecerá no município até 2028.
O objetivo da parceria é desenvolver treinamentos técnicos, formar equipes e organizar eventos esportivos. Segundo o vice-presidente da Acrea, Rodrigo Shioda, Tanaka vai liderar um projeto voltado especificamente para o atletismo. As atividades práticas estão previstas para começar nesta semana.
Além do aspecto técnico, a iniciativa visa promover a integração, a saúde e o fortalecimento dos laços culturais entre a comunidade nikkei e a população geral de Adamantina. O projeto conta com apoio institucional da Prefeitura, da FAI (Centro Universitário de Adamantina) e da Câmara Municipal.
ADAPTAÇÃO E RECEPÇÃO
Antes de se apresentar em Adamantina, Tanaka passou um mês na cidade de São Paulo, onde cumpriu uma carga de 500 horas de aulas de língua portuguesa para aperfeiçoar o idioma.
Na sexta-feira, o professor foi recebido no paço municipal pelo prefeito José Carlos Martins Tiveron. Participaram do encontro secretários municipais e representantes da Acrea, do Legislativo, do Corpo de Bombeiros e do Exército.









