31.2 C
Adamantina
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Após um mês de novas regras, condutores de ciclomotores ainda buscam adaptação em Adamantina

Polícia Militar aponta uso correto de capacete como ponto positivo, mas alerta para infrações graves como tráfego na contramão

Pouco mais de um mês após o fim do prazo para a regularização de ciclomotores fabricados até meados de 2023, o cenário nas ruas de Adamantina ainda é de adaptação. Desde o dia 1º de janeiro de 2026, a tolerância acabou: veículos de até 50 cm³ (as populares “cinquentinhas”) ou elétricos de até 4 kW que circulam sem placa, registro e condutor habilitado estão sujeitos a multas e apreensão.

Embora a legislação federal esteja em pleno vigor, a Polícia Militar avalia que parte da população local ainda assimila as mudanças. Segundo o 2º tenente PM Fernando Bicalho Guido, a corporação tem sido procurada frequentemente por munícipes com dúvidas sobre as novas exigências do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). “A população ainda está se adaptando com essas regras”, afirma o oficial.

- Publicidade -

A fiscalização, que antes tinha caráter orientativo para os veículos mais antigos que aguardavam o prazo limite de 31 de dezembro de 2025, agora é punitiva. Em Adamantina, o patrulhamento preventivo ostensivo, especialmente o realizado pelo RPM (Rádio Patrulhamento com Motos), atua especificamente na fiscalização desses veículos.

“Ao se deparar com tal situação, é realizada a fiscalização de trânsito e são tomadas as medidas devidas quanto à autuação e até mesmo recolha do ciclomotor, se constatadas as infrações pertinentes e que coloquem em risco a segurança viária”, explica o 2º tenente Guido.

IMPACTOS NO TRÂNSITO

O primeiro mês de vigência das regras definitivas trouxe reflexos mistos para o trânsito da cidade. Por um lado, a Polícia Militar notou uma adesão maior aos equipamentos de segurança. O uso do capacete, obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro, assim como a presença de retrovisores e faróis, tem sido respeitado com mais frequência.

Por outro lado, o comportamento de alguns condutores ainda gera preocupação e riscos de acidentes. “Os impactos negativos ficam por conta de, ainda, alguns condutores circularem com os ciclomotores pela contramão de direção, às vezes em velocidade excessiva, o que coloca em risco a vida de condutores e transeuntes na via”, alerta o tenente Guido.

A Polícia Militar reforça que está à disposição para sanar dúvidas da população, visando um trânsito mais seguro em Adamantina.

Publicidade