31.2 C
Adamantina
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Bragato oficializa ida ao PSD e reforça cenário político regional; Cardim comenta filiação

Ex-prefeito de Adamantina, presidente do PSD local, avalia impacto da mudança partidária e fala sobre possibilidade de candidatura à Assembleia Legislativa

Presidente do PSD, Gilberto Kassab, com seis deputados estaduais paulistas migram à sigla, entre eles, Mauro Bragato (segundo da esquerda para direita) | Foto: Instagram/@gilbertokassab_

O deputado estadual Mauro Bragato, atualmente em seu 11º mandato, oficializa no próximo dia 7 de março sua filiação ao PSD (Partido Social Democrático), em evento marcado para Presidente Prudente, com a presença de lideranças regionais. O ato contará com a participação do presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, além dos governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Junior (PR) e Ronaldo Caiado (GO), apontados pelo partido como pré-candidatos à Presidência da República em 2026.

Bragato, que deve disputar as próximas eleições para renovar o mandato na Assembleia Legislativa, é atualmente o único deputado estadual com base política direta no Oeste paulista. Além dele, outros parlamentares – Analice Fernandes, Maria Lúcia Amary, Carlão Pignatari, Rogério Nogueira, Barros Munhoz (todos do PSDB) e Dirceu Dalben (Cidadania) – também assumiram compromisso de migração para o PSD.

- Publicidade -

A movimentação partidária repercute na região e pode influenciar o cenário eleitoral. Um dos nomes citados como possível candidato a deputado estadual é o ex-prefeito de Adamantina Márcio Cardim (2017–2024), atual diretor regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais em Presidente Prudente, responsável por representar 53 municípios do Oeste paulista junto ao Governo do Estado.

Em entrevista, Cardim – que também é presidente do PSD local – comentou a filiação de Bragato, avaliou os impactos políticos da mudança e falou sobre seu futuro eleitoral.

Confira a entrevista:

Ex-prefeito de Adamantina, Márcio Cardim | Foto: Arquivo pessoal

IMPACTO: Como o senhor avalia a filiação do deputado estadual Mauro Bragato ao PSD, especialmente por ele ser o único deputado da região?

Márcio Cardim: Vejo de maneira muito positiva. O PSD, por meio das articulações do presidente Gilberto Kassab, tem unido grandes nomes da política e fortalecido o partido, tornando-se a principal força política no Estado de São Paulo. Nesse sentido, a presença do deputado Mauro Bragato vem a somar ainda mais com o partido e, obviamente, nossa região também fica mais fortalecida.

IMPACTO: Na sua avaliação, quais ganhos políticos e institucionais essa filiação pode trazer para Adamantina e para a região da Nova Alta Paulista?

Cardim: O PSD é uma das principais forças políticas do Estado. Unido a isso, o histórico de bom trabalho do deputado Mauro Bragato garante representatividade e recursos para a região. Bragato é incansável e tem dedicado sua vida à melhoria da qualidade de vida da população do Oeste paulista.

IMPACTO: O PSD passa a ter um novo peso regional com a chegada de Bragato. Isso muda a correlação de forças políticas na região?

Cardim: Acredito que soma. Muitos prefeitos vieram para o PSD pelo posicionamento claro e pela liderança do presidente Gilberto Kassab, que, aliado ao governador Tarcísio de Freitas, tem feito um trabalho que considero excepcional. O PSD se tornou a maior força política do Estado de São Paulo.

IMPACTO: Existe alinhamento político e de projetos entre o senhor e o deputado Mauro Bragato?

Cardim: O compromisso com o desenvolvimento do interior, principalmente da Nova Alta Paulista, é um objetivo em comum. Nosso trabalho é apoiar os municípios para que isso se transforme em resultado para o cidadão. Nossa região sempre teve baixa representatividade política. Muitos políticos, em época de eleição, lembram de nós, mas depois desaparecem. Bragato sempre esteve presente.

IMPACTO: O senhor acredita que essa aproximação pode resultar em parcerias diretas para Adamantina, independentemente do cenário eleitoral?

Cardim: Continuamos trabalhando muito pelos municípios da Nova Alta Paulista. Esse é um objetivo comum que independe de partido político. O fortalecimento da nossa região depende da união de esforços.

IMPACTO: O senhor é citado como um dos nomes cotados para a disputa eleitoral deste ano. Como avalia esse cenário? Pretende se candidatar?

Cardim: Vejo que o interior precisa unir forças na Assembleia Legislativa. O PSD se posiciona como o partido que deverá ter mais nomes no Legislativo, e fazer parte do time que irá construir isso pode trazer muitos resultados para os municípios da Alta Paulista. Hoje estou como presidente do PSD local, e os projetos traçados por nós e pelo presidente nacional Gilberto Kassab são no sentido de melhorar as condições de vida das pessoas. Faço parte desse projeto, sendo candidato ou não.

IMPACTO: A filiação do deputado Mauro Bragato ao PSD influencia ou fortalece uma eventual candidatura sua?

Cardim: Sem dúvida fortalece, pois, na soma dos votos, temos condições de estabelecer mais nomes do partido e também representantes com compromisso com o desenvolvimento dos nossos municípios.

IMPACTO: Caso decida disputar a eleição, qual será o principal eixo do seu projeto político para o município e para a região?

Cardim: O mesmo objetivo de quando estive na FAI (Centro Universitário de Adamantina), onde conseguimos trazer o curso de Medicina para nossa cidade e região; como membro titular do Conselho Estadual de Educação, apoiamos também a implantação da Faculdade de Medicina em outros municípios da região, fortalecendo a assistência em saúde; e quando prefeito, trabalhamos de maneira incansável para trazer recursos e resgatar o município: minha prioridade é atender a população, seja com recursos ou projetos de lei que visem o desenvolvimento. A regionalização da saúde que acontece hoje em Adamantina é fruto de um árduo trabalho de planejamento. A saúde deve ser tratada com olhar diferenciado pelos políticos, pois, se a população estiver bem protegida nesse sentido, damos um grande salto.

Publicidade