
A Prefeitura de Adamantina informou que irá instaurar procedimento administrativo para apurar o descarte irregular de materiais ao lado do Cemitério da Saudade. A medida foi anunciada após denúncia publicada pelo portal Siga Mais, que revelou a existência de resíduos possivelmente provenientes de exumações depositados em área externa do espaço público.
De acordo com nota oficial, a administração municipal realizou, no fim da manhã deste domingo (22), a limpeza da via localizada ao lado do cemitério. Assim que tomou conhecimento da situação, o município mobilizou máquinas, caminhão e servidores para efetuar a retirada dos materiais, garantindo, segundo a Prefeitura, a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

O prefeito de Adamantina, José Carlos Tiveron, afirmou em declaração publicada nas redes sociais que esteve pessoalmente no local para verificar a ocorrência. Segundo ele, funcionários da Secretaria de Obras realizaram o descarte de material do cemitério em local impróprio.
“Isso não está correto. Não é assim que a nossa gestão trabalha e não é isso que eu espero de nenhum servidor”, declarou. O prefeito determinou que, a partir desta segunda-feira (23), seja instaurado procedimento administrativo para apurar os fatos e eventuais responsabilidades. “Tudo será analisado com seriedade, transparência e dentro da lei”, afirmou.
Ainda segundo o chefe do Executivo, a equipe foi acionada no próprio domingo para que a limpeza fosse feita de forma imediata. “O problema será corrigido – mas, mais do que corrigir, é preciso esclarecer e responsabilizar, se for o caso”, destacou.

DENÚNCIA E RISCOS SANITÁRIOS
A denúncia publicada pelo portal Siga Mais relata que moradores do entorno identificaram o descarte irregular ao final da via de servidão de terra que margeia o cemitério. No local teriam sido encontrados componentes de madeira, hastes metálicas e fixadores utilizados em caixões, além de tecidos que podem integrar o revestimento interno dessas estruturas.
Também foram localizadas peças de roupas com forte odor e alterações na coloração, levantando suspeita de possível relação com procedimentos de exumação – prática realizada mediante solicitação familiar para reorganização de sepultamentos ou liberação de espaço nos jazigos.
Segundo a reportagem, a área fica do lado externo do cemitério, próxima aos módulos verticais de sepultamento. No ponto indicado também havia descarte de lápides quebradas, flores, coroas funerárias e outros resíduos.
Durante a visita ao local, a equipe do portal registrou grande quantidade de moscas sobre os materiais, o que aumentou a preocupação de moradores quanto a possíveis riscos sanitários.










