O secretário municipal de Cultura e Turismo e também jornalista e publicitário, Sérgio Vanderlei da Silva, foi homenageado na noite da última segunda-feira, 19, com uma moção de congratulações e aplausos da Câmara de Vereadores, pela realização da 1ª Semana Municipal da Capoeira de Adamantina.
A homenagem de autoria do vereador Hélio José dos Santos e assinada por todos os vereadores, cita a 1ª Semana Municipal da Capoeira de Adamantina como “um sucesso, principalmente pela presença da população”.
A festividade contou com uma rica programação de eventos temáticos que teve início no dia 3 de agosto na Casa Afro, depois passou pelo Anfiteatro Fernando Paloni, e teve o encerramento no Parque dos Pioneiros. Durante o período, foram realizados o Festival Ritmo e Ginga, a vernissage da Exposição de Capoeira “Volta ao Mundo”, uma roda de conversa com o tema “Vivências e Experiências na Capoeira”, e uma roda aberta de capoeira “Volta ao Mundo”.
Além disso diversos eventos foram organizados por capoeiristas, com a participação especial dos Grupos de Capoeira Estrela da Barra e Capoeira do Bem, além das participações das professoras Meire Cunha, Supervisora da Casa Afro, e Angela Maria da Cruz Merker, Personal Trainer e Massoterapeuta, que introduziu a prática da capoeira em Adamantina nos anos de 1988 e 1989, através de sua academia, o Centro Esportivo Power Action.
O secretário de Cultura estendeu a homenagem para todos os colaboradores e voluntários da Cultura: “Tudo que recebemos é fruto do que plantamos nesses quase quatro anos”.
A Semana Municipal da Capoeira teve como objetivo principal estimular o debate e o aprofundamento de temas relacionados à capoeira, além de promover a visibilidade das atividades e eventos desta arte nas comunidades periféricas de Adamantina.