12.6 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

Santa Casa de Adamantina se estrutura para realizar captação de órgãos e tecidos

Unidade hospitalar foi reconhecida como ‘Hospital Amigo do Transplante’ pelo ECESP (Encontro das Comissões Intra-Hospitalares do Estado de São Paulo)

O Brasil é referência mundial na área de transplantes. Em números absolutos, o país é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. E a rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Em Adamantina, a Santa Casa de Misericórdia da Providência de Deus se estrutura para realizar a captação de órgãos e tecidos, ampliando o sistema público de transplantes. Atualmente, a OPO de Marília (Organização de Procura de Órgãos) – responsável por procurar e captar órgãos – é referência para a região.

- Publicidade -

Este processo de desenvolvimento para realizar em um “futuro próximo o transplante de órgãos e tecidos”, conforme pontua a unidade de saúde, foi reconhecido pelo ECESP (Encontro das Comissões Intra-Hospitalares do Estado de São Paulo), que concedeu uma placa de ‘Hospital Amigo do Transplante’.


Membros da comissão formada pela Santa Casa com a placa de reconhecimento: psicólogo Mateus Bevilacqua, enfermeira Ana Paula Negrini, responsável técnica da enfermagem Ana Karina e o diretor da Santa Casa: Renato Sobral de Lima | Foto: Divulgação/Santa Casa

ADEQUAÇÃO

A estruturação da Santa Casa de Adamantina iniciou há meses, com o treinamento de diversos profissionais. Além disso, o hospital constituiu a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante).

“O novo Centro Cirúrgico já está adequado e, com a presença de uma equipe multiprofissional de fora, é possível realizar a captação de todos os órgãos”, afirmou o médico Luis Francisco Bermal, presidente da CIHDOTT.

Hoje, a Santa Casa de Adamantina está apta para realizar a captação de córneas. Os demais procedimentos devem ser feitos pelas equipes de transplantes de outras cidades.

DOAÇÃO

A doação de órgãos e tecidos é realizada quando ocorre a falência de atividade cerebral irreversível e autorização da família. Após a constatação da morte encefálica, são realizadas as cirurgias para a extração dos órgãos, que são destinados às pessoas que se encontram em fila de espera para transplante.

Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.

Publicidade