22.6 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Prefeitos de Adamantina, Inúbia e Mariápolis recebem Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Entrega da premiação ocorreu na tarde desta segunda-feira (10)

Vice-prefeito de Inúbia Edgar Soares, prefeito de Inúbia Fernando Rossi, prefeito de Mariápolis Ricardo Watanabe e prefeito de Adamantina José Tiveron | Foto: Cedida

As cidades de Adamantina, Inúbia Paulista e Mariápolis receberam, na tarde desta segunda-feira (10), o prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização do Ministério da Educação, em Brasília.

A premiação, que reconhece os esforços empreendidos pelos estados e municípios na busca pela alfabetização das crianças na idade certa, foi entregue pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, aos prefeitos José Tiveron (Adamantina); Fernando Rossi, além do vice Edgar Soares (Inúbia Paulista); e Ricardo Watanabe (Mariápolis). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva também participou da cerimônia.

- Publicidade -

“Este reconhecimento reforça o compromisso de nossa gestão em fortalecer as políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização de nossas crianças”, ressalta Tiveron. “E agradecemos a todos os profissionais da educação, que são os verdadeiros responsáveis pela premiação de Adamantina”, agradece o prefeito.

A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação. Durante o evento, foram homenageados os municípios que alcançaram o selo na categoria ouro e os estados condecorados com categoria ouro, prata e bronze.

Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização | Foto: Cedida

CRITÉRIOS

Para avaliar as ações, o Ministério da Educação instituiu uma comissão responsável pela análise das iniciativas e pelo processo de classificação. O Edital nº 10/2024 trouxe regras para adesão e inscrição, bem como os critérios considerados. Para estados e o Distrito Federal, foram estabelecidos 21 parâmetros. Para os municípios, 20. Todos organizados em cinco dimensões: ações de integração; institucionalização da política de alfabetização no território; implementação da política de alfabetização; ações de formação docente e distribuição de material didático.

Com informações do Governo Federal

Publicidade