14.5 C
Adamantina
terça-feira, 8 julho, 2025

Secretaria de Educação de Adamantina promove atividades para conscientização sobre o autismo

Atualmente, o município atende 76 crianças autistas, além de 28 estudantes com outras deficiências

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril, a Secretaria de Educação de Adamantina promove uma série de atividades voltadas à inclusão e à sensibilização da comunidade escolar. Atualmente, o município atende 76 crianças autistas, além de 28 estudantes com outras deficiências.

As crianças atípicas participam das aulas regulares e, no contraturno, são acompanhadas na sala de recursos multifuncionais, onde desenvolvem atividades do currículo funcional. Já os alunos da educação infantil com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou alguma deficiência recebem atendimento especializado na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), por meio do programa de estimulação precoce, em parceria com a Secretaria de Educação.

- Publicidade -
Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

ATIVIDADES E IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO

Durante o mês de abril, são realizadas diversas atividades de conscientização, como vestir as crianças com roupas azuis, produção de cartazes e divulgação de depoimentos de pais de alunos matriculados na rede municipal.

Para a coordenadora da Educação Especial, Carina Prefeito, a inclusão escolar beneficia não apenas os alunos com autismo, mas toda a comunidade. “Quando garantimos um ambiente acessível e acolhedor, promovemos o desenvolvimento da autonomia, da comunicação e das habilidades socioemocionais desses alunos. Ao mesmo tempo, cultivamos empatia, respeito e colaboração entre todas as crianças, formando uma sociedade mais justa e preparada para a diversidade”, destaca.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL

O município também conta com o Centro de Atendimento Educacional (CAE), voltado ao acompanhamento de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). No espaço, atuam profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social, além de uma coordenadora da educação especial.

O CAE atende crianças de 6 meses a 11 anos que fazem parte do público da Educação Especial ou que apresentam dificuldades de aprendizagem. O acompanhamento visa oferecer orientação às famílias, suporte pedagógico e apoio a gestores e professores da rede municipal.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Adamantina disponibiliza ainda a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento que garante atendimento prioritário e acesso facilitado a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A carteira, gratuita, pode ser solicitada na Secretaria de Assistência Social, com validade de cinco anos. Para obter o documento, é necessário apresentar relatório médico com CID, documentos pessoais da criança e do responsável, comprovante de endereço e foto 3×4.

Publicidade