
Com mais de 40 alunos matriculados, o curso de teatro oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina desde 2022 tem se consolidado como um importante celeiro de novos artistas, influenciando vidas e incentivando a profissionalização nas artes cênicas. A iniciativa, liderada pela atriz, diretora e produtora cultural Letícia Rodrigues da Silva, à frente da Companhia Multiverso Teatral, vem conquistando reconhecimento não apenas local, mas também regional.
Letícia destaca que os cursos de teatro têm papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, mesmo daqueles que não seguem carreira artística. “Estamos formando novos artistas potentes para a cidade e região. Até os alunos que não seguem na carreira têm se destacado nas profissões que escolhem”, afirma. Ela comemora ainda o fato de que dois alunos do grupo iniciaram a formação acadêmica em teatro, e uma outra atriz já conclui sua graduação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “É um sentimento de orgulho e realização. Ver esses jovens crescendo e mudando suas vidas é a nossa maior conquista.”
O curso é aberto a pessoas a partir dos 10 anos e é idealizado da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina. Letícia reforça a importância das artes cênicas como ferramenta de transformação social e agradece o suporte recebido. “O teatro é uma arte que forma indivíduos. Somos gratos à Cultura e Turismo de Adamantina por acreditar no nosso trabalho.”

O FUTURO DAS ARTES CÊNICAS
Entre os exemplos de jovens transformados pelo teatro está Carolina Bonato, de 18 anos. Inspirada desde criança pela atuação, ela encontrou na Companhia Multiverso uma porta de entrada para viver seu sonho. “Em 2023, me mudei para Adamantina e vi uma apresentação da companhia na escola. Me apaixonei. Fui convidada a participar e, depois da primeira aula, nunca mais quis sair. Decidi que quero isso para a vida”, conta. Para ela, o teatro é mais do que arte: “É um lugar de transformação, onde mostramos as dificuldades do mundo e, muitas vezes, apontamos soluções”.

Já Riquelme Miranda, de 19 anos, encontrou no teatro um espaço de acolhimento e expressão. Após experiências com peças escolares e religiosas, aos 16 anos ele ingressou no grupo local, influenciado pela professora Letícia. Apesar de não seguir com a graduação, dedica-se integralmente à cultura teatral. “O teatro representa a celebração da vida. É o encontro de seres humanos com suas emoções. Um local de acolhimento”, define. E deixa um conselho: “Esse caminho exige resiliência. Comprometimento e coletividade fazem a diferença.”

Outro jovem que mostra como o teatro, além do palco, é um verdadeiro instrumento de transformação é Felipe Silva de Souza, de 20 anos. Também graduando na UEL, ele encontrou nas artes cênicas uma forma de evoluir pessoalmente e socialmente. “O teatro não é sobre ficar na zona de conforto, é sobre olhar o que te incomoda e fazer algo para mudar essa realidade. Sempre tive muitas inseguranças, e com o teatro consigo saná-las, me tornando também uma pessoa muito mais consciente sobre o mundo que vivemos”.

INTERESSADOS
Os interessados em participar do curso de teatro, em Adamantina, podem entrar em contato com a professora Letícia Rodrigues: (18) 99613-5839 ou a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do telefone: 3522-2243.