
A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu a capacitação de 90 novos profissionais da Rede de Proteção para atuação na Escuta Especializada de crianças e adolescentes em situação de violência ou suspeita. A iniciativa busca garantir o cumprimento integral da Lei 13.431/2017, que estabelece o direito à escuta qualificada e protegida.
Participaram da formação representantes das secretarias municipais de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes, Educação (municipal e estadual), além de profissionais da Apae, Casa do Garoto, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e demais equipamentos da Assistência Social.
A Escuta Especializada é um procedimento de acolhimento e cuidado, voltado à escuta de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, respeitando seu tempo e processo emocional. O objetivo é evitar a revitimização e oferecer apoio efetivo para a superação do trauma.
Desde o início da implementação da escuta especializada em Adamantina, mais de 400 profissionais já foram capacitados. “A ação é essencial para assegurar que todas as crianças e adolescentes que busquem ajuda possam ser ouvidos com respeito e cuidado. Profissionais bem capacitados garantem que o atendimento seja não apenas técnico, mas também acolhedor”, destaca o psicólogo Bruno Rissatto, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).