12.1 C
Adamantina
segunda-feira, 7 julho, 2025

Adamantina celebra Dia Mundial do Livro com autores em destaque

Cacá Haddad e Tiago Rafael representam a diversidade literária da cidade

Comemorado em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro tem como objetivo conscientizar sobre a importância da leitura, da escrita, da pesquisa e do estudo da literatura. Instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1995, a data busca fomentar o hábito da leitura em todos os públicos. Em Adamantina, a celebração ganha um significado especial, diante do dinamismo cultural promovido por seus autores e iniciativas voltadas à literatura.

Entre os nomes que se destacam estão os escritores adamantinenses Cacá Haddad e Tiago Rafael, que, com estilos e propostas distintas, contribuem para o fortalecimento da produção literária local e regional.

- Publicidade -
Cacá Haddad esteve em Portugal neste mês para promover seu livro ‘Contos das Histórias, Estórias dos Contos’ | Foto: Arquivo pessoal

CACÁ HADDAD LEVA LITERATURA ADAMANTINENSE A PORTUGAL

O escritor Antônio Carlos Haddad, conhecido como Cacá Haddad, esteve em Portugal neste mês para promover seu livro ‘Contos das Histórias, Estórias dos Contos’. A oportunidade surgiu por meio do psicólogo Marcelo Azeredo Leone Lino Rodrigo, amigo de longa data e autor do posfácio da obra.

A divulgação da publicação ocorreu em dois eventos internacionais. Em Lisboa, o lançamento aconteceu na livraria Linha da Sombra, localizada na Cinemateca, com apresentação do professor Luís Souta, doutor em Antropologia e membro da Associação Portuguesa de Escritores. Já em Coimbra, a apresentação foi conduzida pelo Dr. Miguel Queiroz, diretor-gerente das Irmãs Hospitaleiras de Condeixa-a-Nova.

Cacá Haddad esteve em Portugal neste mês para promover seu livro ‘Contos das Histórias, Estórias dos Contos’ | Foto: Arquivo pessoal

Lançado no segundo semestre de 2022, o livro reúne 23 contos distribuídos em 128 páginas. A obra foi concebida durante o isolamento da pandemia, período em que o autor organizou os textos. A cidade de Adamantina serve como pano de fundo para histórias que exploram experiências da infância, memórias e situações cotidianas que ganham contornos literários. A publicação convida o leitor a refletir sobre a vida através da ficção inspirada no ordinário.

Tiago Rafael divulgou nesta quarta-feira (23), em Adamantina, o livro ‘Breve História de Mariápolis (1943–2024)’ | Foto: Arquivo pessoal

TIAGO RAFAEL LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE MARIÁPOLIS

Já o escritor e pesquisador Tiago Rafael dos Santos Alves divulgou nesta quarta-feira (23), em Adamantina, o livro ‘Breve História de Mariápolis (1943–2024)’. A obra apresenta uma linha do tempo dos principais fatos que marcaram o município ao longo de mais de 80 anos, reunindo memórias, curiosidades e registros históricos que contribuem para a preservação da identidade local.

O lançamento ocorreu em dois eventos simbólicos: além de Adamantina, houve o lançamento da publicação em 14 de abril, em Mariápolis. As duas cidades têm uma ligação histórica estreita, o que reforça o simbolismo da escolha dos locais.

A publicação é fruto de extensa pesquisa e tem como proposta reforçar o sentimento de pertencimento da população mariapolense. Tiago Rafael é reconhecido por sua atuação na valorização da cultura e da memória regional, com obras como ‘Breves ensaios sobre a história de Adamantina’ e ‘Breve história de Flórida Paulista – 1941/2023’.

Tiago Rafael divulgou nesta quarta-feira (23), em Adamantina, o livro ‘Breve História de Mariápolis (1943–2024)’ | Foto: Arquivo pessoal
Publicidade