
Adamantina irá promover, no dia 25 de maio, uma simulação realística de acidente de trânsito como parte das ações em atenção ao Dia Nacional do Trânsito. A atividade acontecerá a partir das 9h, na Avenida Marechal Castelo Branco, e reunirá o Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Polícia Militar e Rodoviária, Eixo SP, FAI, Tiro de Guerra e outros parceiros.
A simulação envolverá um acidente fictício entre um ônibus, um carro e duas motocicletas, com o objetivo de demonstrar à população como é realizada a atuação integrada de diferentes agentes em situações de emergência no trânsito.
O exercício faz parte da campanha “Maio Amarelo”, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que neste ano traz o tema “Mobilidade Humana”. A proposta é ampliar a reflexão sobre segurança viária com foco nas pessoas, que são o centro da mobilidade.
Durante reunião preparatória, foram definidos os papéis de cada instituição na ação, desde o controle do tráfego no local, passando pelo resgate das vítimas, até o atendimento simulado em ambiente hospitalar.
“Ninguém deseja que acidentes aconteçam, mas é fundamental estarmos preparados. Por isso, esse simulado envolve tantos participantes e segue três fases: o acidente, o resgate e o atendimento médico, tanto pré quanto intra-hospitalar”, explicou o tenente Poli, do Corpo de Bombeiros.
A organização convida toda a população a prestigiar a atividade, que além de educativa, mostrará o funcionamento prático dos protocolos de emergência em acidentes complexos.