
Um idoso de 60 anos foi multado em R$ 1 mil neste domingo (4), em Mariápolis, por capturar ilegalmente uma ave silvestre utilizando um alçapão. A ação foi flagrada pela Polícia Militar Ambiental durante patrulhamento no bairro Mourão.
Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (5), os policiais visualizaram, em uma residência, um alçapão e uma gaiola. Ao inspecionar o local, constataram que o homem havia capturado um canário-da-terra-verdadeiro, utilizando outro exemplar da mesma espécie como “chama”, ou seja, isca para atrair o animal.
Diante da infração, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 1 mil. As aves foram apreendidas e, por estarem em boas condições de saúde e apresentarem comportamento bravio, foram devolvidas ao seu habitat natural. Já o alçapão e a gaiola foram destruídos.
A Polícia Ambiental informou ainda que o caso será encaminhado via ofício à Delegacia da Polícia Civil, e o idoso responderá criminalmente pela prática. A captura de animais silvestres sem autorização é considerada crime ambiental, com penas previstas na legislação brasileira.
