
A cidade de Osvaldo Cruz sediará, no dia 12 de maio, um importante encontro voltado à gestão de riscos e desastres, como parte do Ciclo de Debates promovido pelo Sistema Confea/Crea/Mútua. O evento, que ocorrerá às 8h30 no Centro Cultural ‘Maria Conceição de Arruda Villaça’, é realizado em parceria com a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) e contará com apoio das associações de engenheiros de Adamantina e Osvaldo Cruz.
Com o tema ‘Gestão de riscos e desastres: o papel dos municípios e do Sistema Confea/Crea neste processo’, o encontro visa reforçar a importância de uma governança integrada para lidar com o aumento de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos, intensificados pelas mudanças climáticas.
O geólogo Ronaldo Malheiros Figueira, especialista em geociências e riscos naturais, será o palestrante principal e defenderá a criação de estruturas municipais permanentes que articulem Defesa Civil, secretarias e órgãos técnicos. Segundo ele, “a ausência de governança amplia os impactos dos desastres sobre a população e eleva a responsabilidade legal das prefeituras”.
“A proposta é incentivar a elaboração de planos municipais de gestão de riscos e desastres, fortalecendo a capacidade de resposta local com base em conhecimento técnico e planejamento”, pontua o engenheiro Daniel Robles, conselheiro federal do Confea. “A iniciativa faz parte de uma série de encontros que buscam aproximar o Sistema Confea/Crea das demandas dos municípios da Alta Paulista e promover políticas públicas mais eficientes frente aos desafios ambientais atuais”, complementa.