
A vacinação contra a influenza está liberada para toda a população de Adamantina a partir dos 6 meses de idade. A ampliação da campanha foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo no último dia 20 de maio, e todas as unidades básicas de saúde do município estão aplicando as doses, das 8h às 16h.
Apesar da ampliação, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ainda é considerada baixa no município. Do público-alvo formado por idosos, gestantes e crianças – que soma 10.466 pessoas – apenas 3.974 receberam a dose até o momento, o que representa 37,97% de adesão.
Entre os idosos com 60 anos ou mais, a taxa de vacinação é de aproximadamente 40%. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, o percentual é pouco mais de 33%. Já entre as gestantes, a cobertura é ainda menor: apenas 6% foram imunizadas até agora.
Segundo o Documento Técnico da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, o público-alvo estadual é de cerca de 19,3 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários – crianças, gestantes e idosos – para garantir a proteção contra a gripe, especialmente no período de maior circulação do vírus.