Um chamado de emergência feito no dia 17 de junho por uma moradora de Adamantina mobilizou o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do CPI-8, em Presidente Prudente, além de equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros locais. A ocorrência, marcada pela coragem de uma criança, ganhou destaque nesta quarta-feira (25) com a divulgação de um vídeo pelas redes sociais das corporações.
A ligação ao 190 foi inicialmente feita por Renata, que conseguiu pedir ajuda antes de perder os sentidos. “Recebi uma chamada e uma voz feminina, meio fraca, pedia ajuda. Ela passou o endereço, mas não foi possível compreender”, relatou o cabo Cabrera, que estava de plantão no Copom.
Na sequência, o filho da mulher, Mateus, assumiu a interlocução com o atendente e, mesmo visivelmente abalado, conseguiu informar que a mãe havia desmaiado e precisava de ajuda urgente. “Tio, minha mãe desmaiou. Vem rápido, tio. Mamãe precisa de muita ajuda”, dizia o menino, com a voz embargada, conforme mostra o áudio original reproduzido no vídeo institucional.
Apesar de não saber o endereço completo, Mateus foi orientado com calma pelo policial. “Mateus, fica calmo. Fica calmo para eu poder te ajudar, tá bom?”, disse o cabo Cabrera. Durante o diálogo, a mãe recuperou momentaneamente a consciência e conseguiu dizer o nome da rua, que foi retransmitido pelo filho.
Com as informações em mãos, o Copom acionou as equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Adamantina. “Deslocamos até o local e, ao chegarmos, o pequeno Mateus abriu a porta, permitindo o socorro à sua mãe”, relatou a soldado Servantes, que atendeu a ocorrência com o cabo Lins.
Segundo o 1º sargento Valente e o cabo Costabile, do Corpo de Bombeiros, a mulher foi encontrada consciente, mas ainda desorientada, com pressão arterial baixa. Após estabilização, ela foi encaminhada ao pronto-socorro da Santa Casa de Adamantina.
No vídeo divulgado pelas corporações, Renata agradeceu emocionada pelo atendimento e destacou o papel essencial do filho. “Sou a mãe do Mateus. Tive um mal súbito e, graças ao que ensinei recentemente a ele, ele pôde me ajudar, passar o endereço e facilitar a chegada do socorro”, afirmou.
A publicação das forças de segurança traz um alerta importante aos pais: é essencial ensinar às crianças como agir em situações de emergência, a confiar na Polícia Militar e a memorizar dados como o nome dos responsáveis, endereço e telefone para contato.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram