28.4 C
Adamantina
sábado, 22 novembro, 2025

De Adamantina, EE Helen Keller promove etapa da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Escolas com turmas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) têm até o dia 30 de junho para promoverem a VI CNIJMA

Foto: Divulgação

A Escola Estadual Helen Keller, de Adamantina, deu um passo importante na promoção da educação ambiental com a realização da etapa inicial da VI CNIJMA – Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a iniciativa é um processo de mobilização para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas com projetos e ações propositivas de enfrentamento às mudanças climáticas, fortalecendo a educação ambiental.

Foto: Divulgação

Durante a conferência, os alunos participaram de uma programação diversificada: com exposição dos objetivos da CNIJMA, pelo professor Tiago Rafael dos Santos Alves; contextualização sobre justiça climática, pelo professor Daniel Squizatto; e apresentação do trabalho intitulado “O uso de bombas de sementes nos processos de recuperação florestal – uma experiência na Escola Estadual Helen Keller em Adamantina/SP”, pelos professores Everton dos Santos e Juliana Françoso. O projeto, desenvolvido pelos próprios estudantes ao longo do 2⁰ semestre de 2024, foi selecionado como proposta da unidade para enfrentamento aos desafios ambientais da região.

- Publicidade -
Foto: Divulgação

Além da aprovação do projeto, a aluna Mirian Rafaella Novais de Andrade, do 9⁰ ano B, foi eleita delegada para representar a escola nas próximas etapas da CNIJMA. A estudante Kyara Victoria Oquiali dos Santos, do 7⁰ ano B, também foi escolhida pelos seus pares como suplente. Com apenas 14 anos, Mirian terá a missão de levar adiante as ideias e propostas discutidas no evento.

Foto: Divulgação

A iniciativa reforça o compromisso da unidade escolar com a construção de uma consciência ambiental crítica e cidadã, estimulando o protagonismo juvenil.

VI CNIJMA
Promovida pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a CNIJMA visa promover o conhecimento e o envolvimento ativo dos participantes na busca por soluções para os desafios ambientais mais urgentes da atualidade, configurando-se em um processo dinâmico de diálogos e encontros, centrado na valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades.

Desde sua criação em 2003, a CNIJMA já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores das áreas de educação e meio ambiente.

Foto: Divulgação
Publicidade