
O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo movimentou o Senac Presidente Prudente no último sábado (28), encerrando com grande sucesso a edição de junho da Semana Sabor de São Paulo. O evento teve entrada gratuita e reuniu gastronomia, cultura e música para valorizar os sabores do Oeste paulista — especialmente da Rota Gastronômica Pontal do Paranapanema.
Entre os destaques da feira estava a Queijos Monte Alegre, representando Adamantina com seus queijos artesanais. Ao lado dela, outros nove produtores regionais marcaram presença, como o Rancho dos Defumados (Tupã), Queijó Estância Renascer (Pirapozinho), Rota das Frutas Exóticas (Narandiba), Licores Monte Cassino (Pedrinhas Paulista) e muitos outros.
O público teve a oportunidade de degustar produtos como queijos, licores, doces, salames, conservas e defumados, além de pratos preparados por restaurantes de Presidente Prudente. Entre eles: choripán da D’Família Linguiça, galinhada do Mamoru, tilápia com molho verde do Pesqueiro Chácara do Sol, arroz marroquino do Restaurante Andréia, entre outras delícias. Também estiveram presentes estandes de artesanato da Feapesp, sementes tradicionais, e entidades parceiras como Amitesp, Senac e a agência 3Y Viagens.

A programação contou ainda com a apresentação musical do cantor Diego Villas Boas, de Presidente Prudente, animando o público que lotou o espaço.
A festa marcou o encerramento de uma semana intensa de atividades, na qual jornalistas, influenciadores e agentes de turismo percorreram cidades integrantes da Rota Gastronômica Pontal do Paranapanema — formada pelas regiões turísticas Circuito das Nações, Pontal Paulista e Sol do Oeste, que inclui cidades como Adamantina, Presidente Prudente, Pirapozinho, Paulicéia, Bastos, Tupã, Assis, Rosana, entre outras — conhecendo histórias, sabores e empreendimentos locais.
Realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o Festival Sabor de São Paulo é promovido em parceria com o Senac-SP, Mundo Mesa, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras e outras entidades, com o objetivo de valorizar a culinária regional e impulsionar o turismo gastronômico no estado.
Desde sua criação, o programa já envolveu mais de 9 mil pessoas nos festivais e promoveu a capacitação de mais de 1.500 profissionais de gastronomia e turismo em 301 municípios paulistas.
