21.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Com retração no comércio, Adamantina fecha mais vagas do que abre em maio

Cidade registra saldo negativo pela primeira vez no mês desde 2021, mas mantém desempenho positivo no acumulado do ano

Adamantina encerrou o mês de maio com saldo negativo de 15 vagas de emprego com carteira assinada, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No período, foram 369 admissões e 384 desligamentos.

Essa é a primeira vez desde 2021 — ainda durante os efeitos da pandemia de Covid-19 — que a cidade registra mais demissões do que contratações no mês de maio. O principal responsável pelo resultado negativo foi o setor do comércio, que fechou 40 postos de trabalho.

- Publicidade -

Apesar do desempenho pontual desfavorável, Adamantina segue com resultado positivo no acumulado de 2025. De janeiro a maio, o município soma 551 novos empregos formais, resultado de 2.375 contratações contra 1.824 demissões.

Entre os setores que ajudaram a equilibrar os números no mês de maio, destacam-se a indústria, com saldo positivo de 16 vagas, a construção civil, com 8, e o setor de serviços, com 1. A agropecuária manteve saldo estável.

 

Publicidade