A Secretaria de Saúde de Adamantina divulgou o balanço parcial do mutirão de exames realizado no último final de semana, voltado à redução da fila de espera por exames de imagem na rede pública. A ação contou com a execução de exames de densitometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética, sendo viabilizada com apoio de um repasse de R$ 300 mil feito pela deputada federal Adriana Ventura.
No sábado (26), dos 27 exames de ressonância magnética agendados, 21 foram realizados, representando uma adesão de 77%. Já os 16 exames de tomografia marcados foram concluídos integralmente, assim como os 28 procedimentos de densitometria óssea. No domingo (27), foram realizados ainda mais 6 ressonâncias e 8 tomografias.
Ao todo, 79 exames foram realizados no final de semana, reduzindo a fila de espera, que contava com 259 exames pendentes. O mutirão segue até a próxima quinta-feira (31), em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus – Santa Casa de Misericórdia de Adamantina.
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, a fila geral por exames laboratoriais, de imagem e diagnósticos no município ultrapassa 5 mil procedimentos, incluindo casos represados desde 2020.