
O Oeste Paulista terá dois representantes entre os 97 delegados eleitos para representar o Estado de São Paulo na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em setembro, em Brasília.
Jenifer Fernandes, de Adamantina (presidente da Associação Gangazumba de Cultura Negra), e Glayson Tadeu Almeida, conselheiro do COMIR (Conselho Municipal de Igualdade Racial) de Presidente Prudente, foram escolhidos durante a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada no último fim de semana, sábado (26) e domingo (27), em São Paulo.

Além dos dois eleitos, a região contou com a participação de outros representantes na etapa estadual: Joice Felix Ravazzi (Dracena), Charles Gonçalves (Dracena), Edis Moreira de Araújo (Presidente Prudente), Isabela Ferreira Araújo (Dracena), Wilson Deodato Pereira (Osvaldo Cruz), Amanda Gabrielli da Silva Coutinho (Ouro Verde), Letícia Rodrigues (Lucélia), Lucas Pimenta Ventura (Mariápolis), Rosemeire dos Santos da Cunha Bagolin (Flórida Paulista) e Beatriz Resende Pereira de Souza.

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência estadual teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial em todo o território paulista. A programação incluiu debates e deliberações organizados em três eixos centrais: Democracia, Justiça Racial e Reparação, com foco na superação das desigualdades históricas enfrentadas por populações negras, quilombolas, indígenas, ciganas e comunidades tradicionais.

A organização da etapa estadual ficou a cargo da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio de uma comissão organizadora composta por representantes do poder público e da sociedade civil. A presidência da comissão é exercida por Robson Ferreira, coordenador de Políticas para a População Negra da secretaria, com o apoio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
