
Um total de 170 exames foi realizado durante mais uma etapa do mutirão de saúde promovido pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no último final de semana. A iniciativa tem como objetivo reduzir a longa fila de espera por exames no município.
Entre os procedimentos executados, destacam-se as 11 mamografias de rastreamento, que foram concluídas conforme agendamento. Também foram realizadas 52 ressonâncias magnéticas, de um total de 57 previstas, além de 62 tomografias, de 72 agendadas. No caso das densitometrias ósseas, foram realizados 39 exames, entre os 56 inicialmente marcados.
Além disso, nove mamografias diagnósticas estavam programadas, com comparecimento de seis pacientes. Segundo a Secretaria de Saúde, o mutirão contabilizou 35 faltas de pacientes que não compareceram aos exames previamente agendados.
A secretária municipal de Saúde, Elisabete Cristina Jacomasso Marquetti, reforça a importância do comprometimento da população. “Pedimos aos pacientes que, caso não possam comparecer, realizem o cancelamento com antecedência. Assim, podemos convocar outros que estão aguardando por esses procedimentos”, destacou.
Atualmente, a fila de espera por exames laboratoriais, de imagem e de diagnóstico ultrapassa 5 mil solicitações em Adamantina. Alguns agendamentos ainda estão pendentes desde 2020, o que evidencia a urgência de ações como os mutirões para dar mais agilidade ao atendimento da população.