Em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove uma série de atividades em parceria com instituições locais. A programação contempla ações educativas, reflexivas e de mobilização social ao longo de todo o mês.
Um dos principais destaques da campanha é a assinatura do Termo de Cooperação Técnica – Grupos Reflexivos, marcada para o dia 11 de agosto. A proposta visa a implementação de grupos formados por homens autores de violência doméstica e familiar, como estratégia educativa e preventiva. O objetivo é promover reflexão crítica, responsabilização ética e transformação relacional, incentivando mudanças de comportamento por meio do diálogo e da desconstrução de padrões violentos.
A iniciativa será seguida pelo início do projeto ‘Agressores e Práticas Pacíficas’, no dia 15 de agosto, às 19h, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Adamantina.
EDUCAÇÃO E CULTURA DE PAZ
A programação também inclui palestras em instituições como a Associação de Vicentinos, Casa do Garoto, Ave Cristo e Casa da Sopa. No dia 13, será realizado um curso de capacitação com a Cartilha Soul Feminina, voltado à equipe técnica da Instituição Carlos Pegoraro.
Outro marco importante será a apresentação do livro ‘Mulheres’, no dia 12 de agosto, às 10h, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Ainda no mesmo dia, às 19h30, será realizado o painel ‘Soul Feminino – Conexão Direito’, no auditório Miguel Reale, no campus II da FAI (Centro Universitário de Adamantina).
CAMINHADA PELA VIDA DAS MULHERES
Encerrando a mobilização, no sábado (16), acontece a 4ª Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher, com saída às 9h da sede da OAB Adamantina e chegada na Praça Elio Micheloni. A ação visa chamar a atenção da sociedade para a importância do combate à violência de gênero e fortalecer a rede de apoio às mulheres.
Todas as atividades são promovidas pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, Poder Judiciário, OAB Adamantina, Comissão das Mulheres Advogadas, FAI, Delegacia da Mulher, Polícia Militar e outras instituições do município.