
A Secretaria de Educação de Adamantina tem intensificado a realização de encontros formativos voltados às práticas pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – anos iniciais. As ações fazem parte de um esforço contínuo para qualificar o trabalho docente e, consequentemente, melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes da rede municipal.
Um dos destaques recentes foi a formação intitulada “Ler e compreender: Enunciados e estratégias de leitura para melhorar índices avaliativos”, conduzida pela professora doutora Renata Junqueira de Souza, na ETEC Eudécio Luiz Vicente. A atividade reuniu professores do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e a equipe técnica da Secretaria de Educação.

Durante o encontro, foram abordadas estratégias práticas para aprimorar a leitura e a compreensão leitora dos alunos, com foco no desempenho em avaliações internas e externas. A ação integra o conjunto de iniciativas do município alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do Governo Federal voltado à garantia do direito à alfabetização na idade certa.
Além do Ensino Fundamental, a Educação Infantil também foi contemplada com a realização da I Oficina Pedagógica: Estratégias e recursos para trabalhar na Pré-Escola. Direcionada aos professores da segunda etapa da Educação Infantil, a oficina teve como objetivo oferecer subsídios didáticos voltados ao desenvolvimento da linguagem, da consciência fonológica e do brincar como eixo estruturante do processo de aprendizagem na infância.

Essa ação foi um desdobramento da formação “Preditores da Alfabetização”, realizada ao longo do mês de junho nas EMEIs Ciclo 2 (Pré-Escola). A iniciativa foi elaborada pela assessora técnica pedagógica da Educação Infantil, Ana Paula Tarifa, e pela fonoaudióloga educacional do município, Vanessa Paloni Fiorani.
A proposta visa ampliar os conhecimentos dos professores sobre os aspectos do desenvolvimento infantil que impactam diretamente na alfabetização, fortalecendo as bases cognitivas e linguísticas para o sucesso escolar nos anos seguintes.