
Representantes dos 10 municípios que compõem a microrregião de saúde de Adamantina participaram, na segunda-feira (18), de uma reunião sobre o processo de regionalização da saúde, que voltou à pauta do Governo do Estado. O encontro foi realizado na Santa Casa de Adamantina e contou com a presença dos prefeitos José Tiveron (Adamantina), Ricardo Watanabe (Mariápolis), João Francisco (Pacaembu), Tati Guilhermino (Lucélia), José Andriotti (Flórida Paulista) e Beto Pires (Sagres), além de representantes das Secretarias de Saúde da microrregião.
Segundo a Santa Casa de Adamantina, a reunião deu sequência ao alinhamento das estratégias de prefeitos e secretários municipais com o DRS de Marília (Departamento Regional de Saúde), visando à implantação de novos serviços nas unidades de saúde referenciadas.
Atualmente, a regional conta com dois hospitais de pequeno porte — em Lucélia e Flórida Paulista — e duas Santas Casas de médio porte, localizadas em Adamantina e Osvaldo Cruz. “A intenção é melhorar a distribuição dos atendimentos, ampliar a oferta de leitos e organizar melhor o suporte à população, criando uma rede mais homogênea com base no projeto de regionalização da saúde do Estado”, informou a instituição.
Entre os serviços pleiteados está a especialidade de neurologia, que hoje tem seus atendimentos encaminhados para hospitais de Marília. “Ao agregarmos novos serviços à microrregião, estamos proporcionando mais qualidade de vida ao cidadão, que não precisa fazer longas viagens, e também economia aos municípios com o deslocamento de pacientes”, destacou a Santa Casa.
