A Polícia Civil identificou um homem suspeito de aplicar golpes utilizando cheques falsos em lojas do comércio de Adamantina. Pelo menos duas empresas foram vítimas no mês passado. O golpista chegou a usar um cheque nominal no valor de R$ 1.237,00, de uma instituição bancária da cidade, associado a uma cooperativa local, para dar credibilidade à fraude.
Segundo o registro policial, a estratégia do estelionatário era adquirir mercadorias e tentar obter o troco correspondente em dinheiro. Em um dos estabelecimentos, ao ser informado de que a empresa não fornecia troco em cheques, ele decidiu utilizar o valor integral na compra de produtos. O documento passou sem restrições nos sistemas de consulta e o homem também apresentou documentos de identificação, que podem ser falsos.
O golpe só foi descoberto após o depósito do cheque, quando a empresa recebeu a informação da não compensação do título. As câmeras de monitoramento de uma das lojas registraram a presença do suspeito, cujas imagens foram utilizadas pela Polícia Civil para identificá-lo. O investigado já possui antecedentes por estelionato.
Até o momento, duas vítimas registraram boletim de ocorrência e serão intimadas para informar se desejam representar criminalmente contra o acusado, uma vez que o crime de estelionato depende da manifestação da vítima para ser processado.
O caso segue em investigação pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Adamantina, localizada na Alameda Maria Cândida Romanini, 290. A Polícia Civil orienta que outras vítimas compareçam à unidade para registrar ocorrência.