23.7 C
Adamantina
terça-feira, 9 setembro, 2025

Santa Casa de Osvaldo Cruz terá 10 leitos de UTI implantados pelo Estado

Unidade será referência regional em terapia intensiva e contará também com novo Pronto-Socorro

A Santa Casa de Osvaldo Cruz ganhará 10 leitos de UTI Geral (Unidade de Terapia Intensiva) Geral, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. O anúncio foi feito pela prefeita Vera Morena, no último dia 29, e marca um avanço importante para a saúde pública regional.

Com a implantação, Osvaldo Cruz passará a ser referência no atendimento de pacientes que necessitam de cuidados intensivos. “Este é um dos compromissos mais importantes da nossa história, e que, a partir de agora, começa a sair do papel. É uma conquista que representa salvar vidas, famílias inteiras que não precisarão mais enfrentar o desgaste de transferir seus parentes para outras cidades”, destacou a prefeita.

- Publicidade -
Santa Casa de Osvaldo Cruz | Foto: Divulgação

ETAPAS DO PROJETO

Segundo Vera Morena, a implantação da UTI será realizada em etapas, com início pela inspeção técnica feita por representantes do DRS de Marília (Departamento Regional de Saúde). O objetivo é avaliar a estrutura disponível para receber os leitos. Em seguida, começam as obras de preparação do espaço, que deverá seguir os padrões exigidos para unidades intensivas.

A prefeita reforçou que a conquista representa o fortalecimento da saúde pública local. “É a saúde pública sendo fortalecida. É o cuidado com a nossa gente sendo colocado em primeiro lugar”, afirmou.

REUNIÃO DEFINE PRÓXIMOS PASSOS

Nesta terça-feira (2), prefeitos de Osvaldo Cruz, Sagres, Beto Pires, e Salmourão, Sônia Gabau, médicos e membros da Mesa Diretora da Santa Casa se reuniram para discutir as próximas etapas do projeto, incluindo também as obras de construção de um novo Pronto-Socorro.

O diretor do Pronto-Socorro, Leonardo Menegon, destacou que a nova estrutura elevará o hospital a um patamar de alta complexidade. “As pessoas vão ter um local para atendimento e isso vai elevar a Santa Casa para um hospital de alta complexidade”, disse.

A médica pediatra Ivana Feliz Augusto acrescentou que a novidade representa “um grande avanço no nível de atendimento da Santa Casa” e que a UTI “vai salvar muitas vidas”.

Já a prefeita de Salmourão comemorou o anúncio. “É a melhor notícia na área da saúde que nós podemos ter durante esse ano e nos últimos anos, não tenho dúvida”, declarou.

Para os gestores e profissionais da saúde, a principal vantagem será manter os pacientes internados próximos de suas casas, evitando deslocamentos para outras cidades e garantindo mais qualidade e segurança no atendimento.

Publicidade