A Defesa Civil de São Paulo alertou que o estado inicia, nesta segunda-feira (15), a semana mais crítica do período de estiagem. A previsão indica temperaturas elevadas e índices de umidade relativa do ar em níveis extremamente baixos, especialmente nas regiões centro-oeste, norte, noroeste e oeste, onde está situada a microrregião de Adamantina.
Diante do cenário, o órgão estadual decretou nível de emergência para queimadas e anunciou a mobilização, pela primeira vez neste ano, do Gabinete de Crise do período de estiagem, que funcionará no Centro de Gerenciamento de Emergências, no Palácio dos Bandeirantes.
O gabinete reúne representantes de diferentes órgãos e entidades parceiras da Operação SP Sem Fogo, entre eles o Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícias Rodoviária e Ambiental, além das secretarias estaduais de Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a união entre as instituições é fundamental diante do quadro de risco.
“Estamos diante de um cenário que exige muita atenção, além de esforços integrados e respostas rápidas. A presença conjunta dos órgãos permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, afirmou.

SITUAÇÃO RECENTE
Na última semana, um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar, na divisa entre Adamantina e Flórida Paulista, ganhou repercussão nacional após provocar um redemoinho de fogo.
O fenômeno durou cerca de 10 minutos, em intervalos, segundo o coordenador da Defesa Civil de Flórida Paulista, Marcelo Rocha Pinto. “Esse redemoinho ficava oscilando. Por exemplo, essa parte da filmagem deve ter ficado uns 20 segundos, depois abaixava. Após alguns minutos, voltava de novo e abaixava”, relatou.
O incêndio foi controlado após sete horas de trabalho conjunto da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. As chamas começaram por volta das 13h de quinta-feira (11) e foram totalmente contidas por volta das 20h.








