Um caso de agressão contra um agente da Zona Azul, em Adamantina, repercutiu nesta quinta-feira (18), após a divulgação de um vídeo que mostra uma motorista desferindo um tapa no rosto do funcionário, no Centro da cidade. O episódio aconteceu na última sexta-feira (12), por volta das 11h, na Praça Dom Henrique Gelain, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio.
As imagens, captadas pela câmera de segurança da própria igreja, mostram a mulher saindo do veículo e agredindo o trabalhador, de 43 anos, o que resultou na queda do celular dele ao chão. Segundo relatos, a condutora se recusou a pagar a tarifa de R$ 2 do sistema de estacionamento rotativo, mesmo tendo estacionado em vaga destinada a idosos, onde a cobrança também é obrigatória.
O agente informou que, diante da recusa, repassaria a placa do carro à coordenação da Zona Azul e utilizou o celular para registrar o dispositivo de identificação. Nesse momento, foi agredido. Porém, antes da violência, a motorista ainda teria chamado os funcionários de “ladrões”.
O estacionamento rotativo em Adamantina é regulamentado pela Lei Municipal nº 2.765/1997 e gerido pelo IAMA (Instituto de Assistência ao Menor de Adamantina). O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que estacionar em vaga regulamentada sem o pagamento devido configura infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e possibilidade de remoção do veículo.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência.
Com informações do portal Siga Mais