
Adamantina foi atingida na manhã desta segunda-feira (22) por um forte vendaval e uma tempestade de poeira, fenômenos registrados também em outras cidades da região. O episódio ocorreu após o avanço de uma frente fria, que trouxe instabilidade e já provoca chuvas durante a tarde de hoje.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a mudança brusca no tempo ocorre menos de 24 horas após um domingo (21) de calor intenso, ventos fortes e risco elevado de queimadas. A chegada da frente fria provoca tempestades severas, rajadas de vento de moderada a forte intensidade, alta incidência de raios e possibilidade de granizo.
Os registros mais recentes indicam ventos com alta velocidade. Bauru já registrou rajadas de 87 km/h, além de Avaré, com 90 km/h, Marília, com 86 km/h, Valparaíso, com 82 km/h, Tupã, com 76 km/h e Lins, com 72 km/h.
Para esta terça-feira (23), o alerta é para a queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões paulistas. Em Adamantina, a previsão é de mínima de 14°C e máxima de 27°C, de acordo com o portal Climatempo.
As temperaturas mínimas devem ser ainda mais baixas em cidades como Serra da Mantiqueira e Itapeva (12°C), Presidente Prudente e Marília (13°C), e a Capital (13°C). No litoral, além da queda nos termômetros, há previsão de ressaca e agitação marítima.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados, evitando áreas abertas durante tempestades, não se abrigando sob árvores em caso de raios e adotando medidas preventivas contra incêndios florestais diante do tempo seco que antecedeu a frente fria.
Ver essa foto no Instagram