A partir desta quarta-feira (1º), os clientes da Energisa Sul-Sudeste no interior de São Paulo passam a receber a conta de energia em um novo formato. A mudança atende a uma determinação do governo, que instituiu a fatura como documento auxiliar de nota fiscal eletrônica (NF3-e).
Na prática, o novo layout garante mais segurança ao consumidor na hora de efetuar o pagamento, pois permite verificar em tempo real a autenticidade da fatura e inibe fraudes. O modelo já está em operação em outras distribuidoras da Energisa e, gradualmente, será adotado por todas as concessionárias do país.
COMO FICA A NOVA CONTA
De acordo com Rafael Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste, a principal novidade está no topo da fatura, que agora traz uma faixa laranja com os dados da empresa. Logo abaixo, permanecem as informações da Unidade Consumidora (UC), sem alteração no número. O documento passa a ser identificado como DANF3E – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica.
Outra inovação é o QR Code fiscal, também no cabeçalho. Ao apontar a câmera do celular, o cliente terá acesso direto às informações fiscais da conta, registradas na base de dados do governo estadual. Esse recurso também permite confirmar a autenticidade do documento.
HISTÓRICO DE CONSUMO E PAGAMENTO
Os demais dados, como histórico de consumo, continuam disponíveis na fatura, mas em posições diferentes. Na parte inferior, ficam o código de barras e o QR Code específico para pagamento via Pix.
Quem optar pelo pagamento nesta modalidade poderá participar da nova promoção da empresa (pix.energisa.com.br), que oferece prêmios como descontos de até R$ 150 na conta, caixas de som portátil, vale-compras de R$ 250 nas Casas Bahia, além de sorteios de três anos de energia gratuita e um caminhão de prêmios no valor de R$ 30 mil em vale-compras.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Em caso de dúvidas sobre a nova fatura ou outros serviços, a Energisa orienta que os clientes utilizem os canais de atendimento:
- Site: www.energisa.com.br
- Aplicativo Energisa On
- WhatsApp/Gisa: (18) 99120-3365
- Call Center: 0800 70 10 326