30.5 C
Adamantina
terça-feira, 7 outubro, 2025

Adamantina registra 40,59°C e tem o dia mais quente do ano, aponta CIIAGRO

Defesa Civil alerta para mudança no tempo e risco de temporais com ventos fortes e granizo a partir desta terça-feira (7)

Foto: Arquivo/IMPACTO

Adamantina registrou nesta segunda-feira (6) a maior temperatura do ano: 40,59°C, segundo dados do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). A mínima do dia foi de 21,11°C. O registro foi feito pela estação meteorológica da Apta Alta Paulista (Agência Paulista do Agronegócio), localizada na Estrada 14, que realiza medições em intervalos de 24 horas, com base nas condições observadas até as 7h.

O calor intenso não foi exclusividade do município. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a segunda-feira foi marcada por temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões de São Paulo, consequência da atuação de um sistema pré-frontal — fenômeno que ocorre antes da chegada de uma frente fria.

- Publicidade -

Antes da entrada do ar frio, o ar quente e seco é comprimido e forçado a subir, o que provoca aquecimento acentuado e sensação de abafamento, além de reduzir a umidade relativa do ar. Ventos de norte e nordeste também colaboraram para o transporte de ar quente, especialmente no interior do estado.

MUDANÇA NO TEMPO

A Defesa Civil alerta que o calor recorde antecede uma mudança significativa nas condições climáticas. Entre esta terça e sexta-feira (10), a passagem de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva fortes, acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes, queda de granizo pontual e descargas elétricas em várias regiões paulistas.

Nas regiões de Presidente Prudente, Marília e Araçatuba, os modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva moderados, com maior intensidade entre quinta (9) e sexta-feira.

ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO

Diante do risco de temporais, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados e acompanhar os alertas oficiais. Há possibilidade de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

As principais recomendações são:

  • Evitar áreas alagadas;
  • Não enfrentar enxurradas;
  • Redobrar o cuidado em locais com histórico de deslizamento;
  • Manter-se afastado de janelas durante tempestades;
  • Não se abrigar sob árvores ou coberturas metálicas em caso de raios e ventos fortes.

Em situações de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Publicidade