A Câmara Municipal de Adamantina voltou a defender a instalação de um Hospital Regional na Nova Alta Paulista. A proposta foi formalizada por meio de indicação apresentada pelos vereadores Hélio José dos Santos, Rogério César Sacoman e Marta de Almeida Bezerra, com o apoio do presidente do Legislativo, Eder Ruete, durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira (6).
O pedido reforça uma antiga demanda regional: a criação de um hospital de referência para os municípios da Alta Paulista. Atualmente, o Hospital das Clínicas de Marília é o responsável pelo atendimento de média e alta complexidade para Adamantina e cidades vizinhas — uma distância que, em alguns casos, ultrapassa os 200 quilômetros, dificultando o acesso da população e comprometendo a agilidade dos atendimentos.
Os vereadores destacam que, embora as Santas Casas de Misericórdia da região façam um grande esforço para suprir a demanda, não conseguem atender plenamente o número crescente de pacientes, o que pressiona o SUS (Sistema Único de Saúde), além de convênios como o IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). A indicação também lembra que o sistema de saúde de Adamantina atende cerca de 150 mil habitantes de 11 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde IX – Marília, e ainda presta assistência à população carcerária de 11 unidades prisionais e duas unidades da Fundação CASA. Essa realidade sobrecarrega serviços como a Santa Casa, o Pronto-Socorro Municipal e o CIS (Centro Integrado de Saúde).
Outro ponto ressaltado é a presença do Centro Universitário de Adamantina, instituição municipal que oferece cursos nas áreas de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e outras ciências da saúde. A estrutura acadêmica, segundo o documento, favoreceria a implantação de um hospital regional, por possibilitar a integração entre ensino, pesquisa e assistência médica.
Os parlamentares também destacaram que, no próximo dia 17 de outubro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estará em Adamantina para participar do 2º Congresso de Desenvolvimento Regional da Nova Alta Paulista, promovido pela ADNAP (Associação Direita da Nova Alta Paulista). O evento reunirá lideranças estaduais, federais e regionais para debater temas ligados à infraestrutura, saúde e desenvolvimento, sendo um momento oportuno para entrega da demanda pelo prefeito José Carlos Tiveron.
A proposta enfatiza que a instalação de um hospital regional em Adamantina traria benefícios diretos à população, com redução de custos para as prefeituras com o transporte de pacientes, ampliação e descentralização do acesso a serviços especializados e fortalecimento do sistema de saúde local e regional.
“A instalação de um hospital regional em Adamantina representará não apenas uma medida de justiça e reconhecimento à população da Nova Alta Paulista, mas também uma importante contrapartida do Governo do Estado, com impactos positivos duradouros na qualidade de vida e no desenvolvimento regional”, conclui o documento apresentado à Câmara.
NOVO HOSPITAL NA REGIÃO DE ARAÇATUBA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lançou em 18 de setembro a pedra fundamental para a construção do Hospital Estadual Alto Noroeste. A unidade será construída na cidade de Birigui, contará com mais de 270 leitos, investimento de R$ 270 milhões e será referência para 40 municípios da região — reforçando a expectativa de que a Nova Alta Paulista também possa ser contemplada com uma estrutura semelhante.
“Vencemos todas as etapas do processo licitatório e agora realmente começamos a execução da obra do hospital. Montaremos o canteiro de obras após a ligação de energia elétrica e água, e a previsão é de que o hospital fique pronto no início de 2027. Este é um hospital muito bem equipado, que vai atender uma série de especialidades, com UTI, centro de diagnósticos, entre outros, e vai desafogar a Santa Casa de Araçatuba, que vinha muito pressionada com o atendimento aos 43 municípios da região. Com esse equipamento, colocamos mais 274 leitos no sistema da região”, afirmou o governador, no lançamento da pedra fundamental, em Birigui.