
O Procon de Adamantina realizou, na última sexta-feira (10), a ação #DeOlhoNoCopo, com o objetivo de alertar consumidores e fornecedores sobre o risco da adulteração de bebidas com metanol — substância altamente tóxica e que pode causar graves intoxicações, cegueira e até morte. A iniciativa contou com o apoio da Fundação Procon-SP.
Durante a mobilização, a equipe do Procon orientou comerciantes sobre a importância de adquirir bebidas apenas de distribuidores autorizados, conferir rótulos, lacres e notas fiscais, além de garantir o armazenamento adequado dos produtos. O órgão reforçou que a comercialização de bebidas irregulares representa risco à saúde pública e é passível de sanções legais.
Já os consumidores foram instruídos a exigir nota fiscal e observar sinais de possível adulteração, como cheiro forte, embalagens com falhas de impressão ou preços muito abaixo do mercado. Em caso de suspeita, a recomendação é guardar a embalagem e a nota fiscal, além de registrar denúncia no site www.procon.sp.gov.br.
O Procon destacou que ações como esta buscam reforçar a segurança no consumo de bebidas, especialmente diante de casos recentes de intoxicação registrados no Estado de São Paulo.
O Procon de Adamantina está localizado na Avenida da Saudade, nº 1072, no prédio do Poupatempo, e segue à disposição da população para orientações e atendimentos relacionados às relações de consumo.