
O Fundo Social de São Paulo encerrou, no sábado (18), o nono ciclo do programa Caminho da Capacitação, com a formatura de 487 alunos que concluíram cursos gratuitos de qualificação profissional. A cerimônia em Lucélia foi um dos destaques desta etapa, reunindo formandos de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista e Pacaembu.
As aulas foram realizadas em carretas móveis adaptadas como salas de aula, que percorreram 12 municípios do Oeste paulista: Adamantina, Dracena, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Paulicéia, Panorama, Presidente Epitácio e Tupi Paulista.
Os cursos contemplaram áreas de alta empregabilidade, como gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, beleza, confecção industrial e banho e tosa, oferecendo formação teórica e prática para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
As formaturas foram realizadas em dois polos, Panorama — com 278 alunos certificados — e Lucélia — com 209 concluintes. Desde o lançamento do programa, em maio deste ano, o Caminho da Capacitação já formou 5.593 pessoas em todo o Estado.
Durante a solenidade, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, participaram das entregas dos certificados.
“Quando as carretas chegaram, elas trouxeram mais do que cursos, trouxeram uma mensagem: ‘Você pode!’ E foi bonito ver como essa mensagem foi acolhida. Ver mães, pais, jovens e trabalhadores dando o próximo passo, mostrando que não há idade nem barreira para aprender algo novo”, destacou Cristiane Freitas.
O governador Tarcísio reforçou o compromisso do Governo do Estado com a qualificação e o empreendedorismo. “Nós estamos orgulhosos. Sabemos que essa vitória é uma de muitas que virão. Oferecemos o treinamento e microcrédito para que as pessoas possam prosperar e serem felizes”, afirmou.

PRÓXIMA ETAPA
O próximo ciclo do Caminho da Capacitação percorrerá, pela primeira vez, a região de Araçatuba, contemplando mais 12 municípios do interior paulista. As aulas começam na segunda-feira (20).
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site www.cursofussp.sp.gov.br. Outras informações sobre cursos, cronogramas e municípios participantes estão disponíveis em www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br.
SOBRE O PROGRAMA
O Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, integrada ao programa Superação SP, do Governo do Estado, que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
Com uma frota de mais de 30 carretas móveis, o programa oferece qualificação profissional gratuita, incentiva o empreendedorismo e fomenta a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas. Todos os cursos são ministrados por especialistas do Centro Paula Souza, garantindo certificação oficial.