A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços, inicia nesta segunda-feira (20) um novo mutirão de limpeza voltado ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação consiste na coleta de materiais inservíveis que possam acumular água e servir como criadouros do mosquito. Entre os itens que serão recolhidos estão pneus velhos, garrafas, baldes, latas, potes, vasos quebrados, eletrodomésticos e móveis inutilizados, além de plásticos e sucatas.
A Secretaria de Saúde orienta que os moradores coloquem os materiais em frente às residências na véspera ou até o horário da coleta. Não serão recolhidos entulhos de construção, galhos de poda ou lixo doméstico comum.
PRIMEIRA ETAPA
O mutirão começa pela Área 1 (Verde), que será atendida de 20 a 24 de outubro. Os bairros contemplados nesta etapa são: Jardim dos Poetas, Bela Vista, Residencial Montagnoli, Est. Dorigo, Residencial Itália I e II, Vila Cicma, Aviação, Gran Village, Santa Mônica, Parque Paraíso, Jardim das Tipuanas, Conjunto Habitacional Oiti, Residencial Morumbi, Residencial San Jose, Monte Carlo, Vila Olivero, Jardim San Fernando, Jardim Paulista, Vila Nilza, Espanha, San Miguel II, Parque das Esmeraldas, Vista Verde I e II.
Nas semanas seguintes, o mutirão segue pelas demais áreas da cidade:
- Área 2 (Azul) – de 29 a 31 de outubro;
- Área 3 (Amarelo) – de 3 a 7 de novembro;
- Área 4 (Marrom) – de 10 a 14 de novembro.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Adamantina já registrou 1.871 casos suspeitos de dengue neste ano. Desses, 767 foram confirmados e 1.100 descartados. Também houve 65 notificações de chikungunya, com nove casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica.
O mutirão faz parte das ações contínuas de prevenção às arboviroses, com o objetivo de reduzir o número de criadouros e conter o avanço das doenças no município.