
O Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de Presidente Prudente, que atende 67 municípios do Oeste Paulista, passou a contar com a Cabine Lilás, um serviço do Governo do Estado de São Paulo voltado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica.
A inauguração foi realizada nesta quinta-feira (30), no CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior 8), localizado no bairro Vila Formosa. A região de Prudente é a sétima do interior paulista a receber o serviço, já implantado em São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru, Sorocaba e Piracicaba.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E HUMANIZADO
Criada em março de 2023, inicialmente na capital paulista, a Cabine Lilás foi desenvolvida para humanizar o atendimento às mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.
O atendimento pelo número 190 é feito exclusivamente por policiais mulheres, capacitadas no Copom de São Paulo. Durante o treinamento, as agentes aprendem sobre direitos, redes de apoio e comunicação empática, garantindo acolhimento e privacidade às vítimas.
Ao acionar o serviço, a mulher é direcionada para um atendimento exclusivo, onde pode conversar com calma, tirar dúvidas e receber orientações sobre como agir e se proteger.
ORIENTAÇÃO SOBRE DIREITOS E SERVIÇOS
A Cabine Lilás centraliza informações sobre direitos das mulheres e redes de proteção, incluindo assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia, guarda dos filhos, acesso a abrigos, auxílio-aluguel e atendimento à saúde.
As vítimas também são orientadas a utilizar o aplicativo SP Mulher Segura, que permite registrar boletins de ocorrência online, além de contar com um botão do pânico para casos de descumprimento de medidas protetivas e instruções sobre como acionar viaturas em situações de emergência.
RESULTADOS EXPRESSIVOS
Desde sua criação, a Cabine Lilás já contabiliza mais de 12,4 mil atendimentos em todo o estado e 70 prisões em flagrante por descumprimento de medidas protetivas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
Além do novo serviço no Copom, o Estado de São Paulo mantém 142 DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher), sendo 18 com funcionamento 24 horas, e 170 salas DDM, instaladas em plantões policiais, onde o atendimento é feito por videoconferência com equipes especializadas.








