22.9 C
Adamantina
terça-feira, 4 novembro, 2025

Analfabetismo funcional em saúde no Brasil

Confira o conteúdo assinado pelo médico Alessandro Ferrari Jacinto

O analfabetismo funcional em saúde é um dos maiores desafios para o cuidado em saúde pública no Brasil. Embora a maioria da população brasileira saiba ler e escrever, muitos cidadãos não compreendem plenamente as informações de saúde às quais têm acesso — seja em rótulos de medicamentos, resultados de exames, prescrições médicas ou campanhas de prevenção. Essa dificuldade de interpretar, relacionar e aplicar informações caracteriza o chamado analfabetismo funcional em saúde.

Estudos nacionais indicam que mais da metade dos brasileiros tem baixo letramento em saúde, o que significa que enfrentam barreiras para compreender instruções básicas sobre o uso de medicamentos, alimentação saudável ou acompanhamento de doenças crônicas. Essa limitação afeta diretamente o autocuidado, a adesão ao tratamento e a capacidade de tomar decisões informadas sobre o próprio corpo e bem-estar.

- Publicidade -

Entre os grupos mais vulneráveis estão os idosos, pessoas com baixa escolaridade, moradores de áreas rurais e pacientes com doenças crônicas que exigem manejo contínuo, como diabetes e hipertensão. Nessas populações, a linguagem técnica e os materiais educativos pouco acessíveis contribuem para a exclusão informacional.

O problema é agravado por falhas na comunicação entre profissionais e pacientes. Termos médicos complexos, explicações apressadas e ausência de materiais visuais dificultam a compreensão. Assim, muitos pacientes seguem condutas incorretas — por exemplo, interrompem o uso de medicamentos, interpretam mal resultados laboratoriais ou desconsideram sinais de alerta.

Promover o letramento em saúde é uma estratégia essencial para reduzir desigualdades e melhorar resultados clínicos. Isso envolve usar linguagem simples, confirmar a compreensão do paciente, estimular perguntas, e disponibilizar materiais acessíveis, inclusive em formatos visuais e digitais. Além disso, investir em educação em saúde desde a escola e capacitar profissionais para comunicação clara são medidas fundamentais.

O fortalecimento do letramento em saúde é, portanto, um instrumento de cidadania: permite que o paciente participe ativamente de seu tratamento, exerça seus direitos e contribua para um sistema de saúde mais equitativo e eficaz.

Como pesquisador na UNESP, UNIFESP e FAI, orientei projetos de mestrado, doutorado e iniciação científica sobre esse tema. Fui contemplado na chamada SPRINT FAPESP e desenvolvi pesquisas com australianos abrangendo letramento em saúde em cuidadores de idosos.

Email: [email protected]

ARTIGOS DOS QUAIS SOU AUTOR SOBRE O TEMA LETRAMENTO EM SAÚDE:

Slatyer S, Toye C, Burton E, Jacinto AF, Hill KD. Measurement properties of self-report instruments to assess health literacy in older adults: a systematic review. Disabil Rehabil. 2022 Jun;44(11):2241-2257. doi: 10.1080/09638288.2020.1836044. Epub 2020 Nov 9. PMID: 33164591.

Piovezan M, Miot HA, Garuzi M, Jacinto AF. Cross-cultural adaptation to Brazilian Portuguese of the Dementia Knowledge Assessment Tool Version Two: DKAT2. Arq Neuropsiquiatr. 2018 Aug;76(8):512-516. doi: 10.1590/0004-282X20180069. PMID: 30231123.

de Almeida KMV, Toye C, Silveira LVA, Slatyer S, Hill K, Jacinto AF. Assessment of functional health literacy in Brazilian carers of older people. Dement Neuropsychol. 2019 Apr-Jun;13(2):180-186. doi: 10.1590/1980-57642018dn13-020006. PMID: 31285792; PMCID: PMC6601306.

Burton E, Toye C, Slatyer S, Ferrari Jacinto A, du Preez J, Bronson M, Hill KD. Testing the reliability of the Health Literacy Questionnaire with carers of older adults receiving hospital care. Australas J Ageing. 2021 Jun;40(2):213-217. doi: 10.1111/ajag.12897. Epub 2021 Jan 19. PMID: 33463905.

Jacinto AF, Hill K, Toye C, Ferreira M, Bertoni A, Slatyer S, Burton E. Test-retest reliability of the Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br) in Brazilian carers of older people. Rev Assoc Med Bras (1992). 2021 Apr;67(4):500-504. doi: 10.1590/1806-9282.20201102. PMID: 34495051.

Carthery-Goulart, Maria Teresa ; Anghinah, Renato ; Areza-Fegyveres, Renata ; Bahia, Valeria Santoro ; Brucki, Sonia Maria Dozzi ; Damin, Antonio ; Formigoni, Ana Paula ; Frota, Norberto ; Guariglia, Carla ; Jacinto, Alessandro F ; Kato, Eliane Mayumi ; Lima, Edson P ; Mansur, Letícia ; Moreira, Daniel ; Nóbrega, Ana ; Porto, Claudia Selitto ; Senaha, Mirna L H ; Silva, Mari-Nilva Maia da ; Smid, Jerusa ; et.al . Performance of a Brazilian population on the test of functional health literacy in adults. Revista de Saúde Pública (Impresso), v. 43, p. 631-638, 2009. 

Publicidade