29.1 C
Adamantina
sexta-feira, 19 dezembro, 2025

Polícia Civil recupera peças de bronze furtadas do Cemitério Municipal de Junqueirópolis

Ação investigativa localiza mais de 80 quilos de ornamentos subtraídos de túmulos; comerciantes de recicláveis são alertados sobre o crime de receptação

Foto: Cedida/Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Polícia de Junqueirópolis, recuperou nesta quarta-feira (17) diversas peças de bronze furtadas do Cemitério Municipal do município. A apreensão foi resultado de uma ação conduzida por investigadores do setor de investigações da unidade, que localizaram os objetos em um terreno baldio na zona rural do bairro Saúde, a cerca de 1,5 quilômetro da conhecida “curva do S”.

Entre os materiais recuperados estão ornamentos funerários como esculturas sacras, placas e vasos utilizados em túmulos. Segundo a apuração policial, os objetos haviam sido subtraídos no dia 12 de novembro, fato que levou a administração municipal a registrar boletim de ocorrência e deu início às diligências investigativas.

- Publicidade -
Foto: Cedida/Polícia Civil

No decorrer das investigações, a Polícia Civil já havia prendido em flagrante, na última sexta-feira (5), dois homens, de 36 e 56 anos, suspeitos de receptação culposa de peças de bronze oriundas de furtos em túmulos. Como o crime admite fiança na fase policial, em razão da pena máxima não ultrapassar quatro anos, foi arbitrado valor de caução, posteriormente recolhido, permitindo que os investigados respondam ao inquérito em liberdade.

As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos. Um terceiro indivíduo, de 24 anos, é apontado como o provável autor do furto ocorrido no cemitério municipal, e sua participação continua sendo apurada, assim como a eventual existência de outros envolvidos.

A apreensão desta quarta-feira totalizou aproximadamente 83 quilos de material em bronze e pouco mais de 3 quilos de alumínio, reforçando a materialidade do crime e evidenciando a importância da atuação da Polícia Civil no combate a delitos que atingem o patrimônio público e privado, além de violarem o respeito aos locais de sepultamento.

A Polícia Civil também alertou proprietários de ferros-velhos, recicladoras e estabelecimentos que comercializam materiais metálicos sobre a obrigação legal de verificar a procedência dos produtos adquiridos. A compra ou o recebimento de objetos de origem ilícita pode caracterizar o crime de receptação qualificada, previsto no Código Penal, sujeitando os responsáveis a sanções penais. A colaboração do setor comercial é considerada fundamental para coibir esse tipo de crime e fortalecer a segurança e a legalidade na comunidade.

Publicidade