
A Polícia Civil do Estado de São Paulo teve um importante reconhecimento acadêmico com a publicação de um artigo científico assinado pela delegada de polícia de Adamantina, Laíza Fernanda Rigatto, na Revista SUSP, periódico semestral e interdisciplinar do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), voltado à disseminação do conhecimento científico, técnico e profissional na área da Segurança Pública.
Intitulado “Investigação com perspectiva de gênero, realidade ou aspiração? – Vivências de diversidade de gênero na investigação policial”, o artigo foi elaborado em coautoria com as delegadas Fernanda dos Santos Ueda, Ana Paula Sabariego Batista Maria e Utimia Cristine Pinheiro Gonçalves. O trabalho é resultado de um amplo estudo desenvolvido entre os anos de 2021 e 2023, na Acadepol (Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo).
A pesquisa analisa a implantação de práticas pedagógicas baseadas nos Direitos Humanos, com foco na proteção da comunidade LGBTQIA+, examinando os desafios enfrentados na investigação policial, os paradigmas punitivos ainda existentes e os avanços voltados à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade. O estudo também avalia a efetiva aplicação de medidas protetivas no cotidiano das instituições de segurança.
Segundo o artigo, a crescente complexidade das ocorrências envolvendo questões de gênero exige a adoção de protocolos específicos e formação adequada dos profissionais da segurança pública. A abordagem defendida pelas autoras está alinhada a recomendações internacionais da ONU (Organização das Nações Unidas) e à jurisprudência da Suprema Corte brasileira, o STF (Supremo Tribunal Federal).








